Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9164
Título: | Primeira infância e aprendizagem: uma visão de Piaget e Vygotsky |
Título(s) alternativo(s): | Early childhood and learning: a view from Piaget and Vygotsky |
Autor(es): | VEIGA, Brenda Silva Vilar |
Palavras-chave: | primeira infância; aprendizagem; desenvolvimento cognitivo; early childhood; learning; cognitive development. |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da aprendizagem na primeira infância a partir das contribuições teóricas de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Baseando-se em uma revisão bibliográfica e análise crítica, o estudo explora as perspectivas desses teóricos sobre o papel do ambiente, da interação social e do desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida. Piaget enfatiza a construção ativa do conhecimento pela criança, por meio de estágios cognitivos, enquanto Vygotsky destaca a importância da mediação social e da linguagem no aprendizado. A análise comparativa dessas abordagens permite uma reflexão sobre suas implicações para práticas pedagógicas na educação infantil. Os resultados indicam que a integração das teorias de Piaget e Vygotsky pode favorecer estratégias educacionais mais eficazes, promovendo um ensino que respeite tanto o desenvolvimento individual quanto a influência do meio social na aprendizagem.__ABSTRACT: This study aims to analyze the development of learning in early childhood based on the theoretical contributions of Jean Piaget and Lev Vygotsky. Drawing on a literature review and critical analysis, the study explores these theorists' perspectives on the role of the environment, social interaction, and cognitive development in the early years of life. Piaget emphasizes the child's active construction of knowledge through cognitive stages, while Vygotsky highlights the importance of social mediation and language in learning. The comparative analysis of these approaches allows for a reflection on their implications for pedagogical practices in early childhood education. The results indicate that integrating Piaget’s and Vygotsky’s theories can enhance more effective educational strategies, promoting teaching that respects both individual development and the influence of the social environment on learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9164 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrendaVeiga.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 594,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.