Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9165
Título: Entre políticas e práticas: a implementação do novo ensino médio no estado do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Between policies and practices: the implementation of the new secondary education in the state of Maranhão
Autor(es): FRAZÃO, Catharine Macêdo Coêlho
Palavras-chave: reformas educacionais;
novo ensino médio;
políticas de implementação;
educational reforms;
new high school;
implementation policies.
Data do documento: 10-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: As reformas educacionais são uma realidade em qualquer nação em desenvolvimento, que por meio de seu crescimento e a relação entre os processos sociais, culturais e políticos vê na educação uma necessidade inerente de acompanhamento de seu desenvolvimento. Com isso, nesta pesquisa objetiva-se analisar os processos realizados pela Secretaria de Educação do Estado Maranhão relacionados a implementação da Reforma do Novo Ensino Médio (RNEM), que ocorreu a partir da Lei nº 13.415/2017, através de documentos oficiais do estado, por meio de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, possuindo a Análise do Discurso Crítica (ADC) como instrumento de análise para a discussão dos dados obtidos por meio dos documentos de implementação da reforma. Acerca dos resultados, os documentos de Implementação da RNEM do estado do Maranhão possuem certas ocultações quanto a concepções tecnicistas, objetivos e influências políticas, econômicas e sociais que interferem diretamente na compreensão e efetivação da reforma no estado. Ademais, tornou se notório o papel que o discurso possui como mecanismo de manutenção ou rupturas de ideologias diretamente vinculados a realidade social, econômica e, principalmente, política que permeia o país em seu processo reformatório.___ABSTRACT: Educational reforms are a reality in any developing nation, which, through its growth and the relationship between social, cultural and political processes, sees in education an inherent need to monitor its development. Therefore, this research aims to analyze the processes carried out by the Education Department of the State of Maranhão related to the implementation of the New High School Reform (RNEM), which occurred from Law No. 13,415/2017, through official state documents, through documentary research with a qualitative approach, having Critical Discourse Analysis (CDA) as an analysis instrument for the discussion of the data obtained through the reform implementation documents. Regarding the results, the RNEM Implementation documents of the state of Maranhão have certain occultations regarding technical conceptions, objectives and political, economic and social influences that directly interfere in the understanding and implementation of the reform in the state. Furthermore, the role that discourse plays as a mechanism for maintaining or breaking ideologies directly linked to the social, economic and, mainly, political reality that permeates the country in its reformatory process has become notorious.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9165
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CatharineFrazão.pdfTrabalho de Conclusão de Curso521,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.