Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9166
Título: A formação para a docência no curso de Pedagogia: reverberações na prática pedagógica de uma professora iniciante na educação infantil.
Título(s) alternativo(s): Training for teaching in the Pedagogy course: reverberations in the pedagogical practice of a beginning teacher in early childhood education.
Autor(es): FERREIRA, Gêysa Fernanda Serra Amorim
Palavras-chave: formação inicial;
educação Infantil;
saberes docentes;
initial training;
early childhood education;
teaching knowledge.
Data do documento: 12-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A Educação Infantil é uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças, sendo necessário, nessa fase, que estas estejam envolvidas em atividades estimulantes que provoquem sua curiosidade e o seu agir. Meninos e meninas se desenvolvem plenamente à medida em que o ambiente educativo lhes permitam viverem sua infância, o que vai requerer estarem imersas no mundo das brincadeiras e interações. Esse ideal de educação precisa fazer parte da compreensão e das práticas pedagógicas do/a educador/a que deve ter uma formação inicial sólida, por isso a impossibilidade de que qualquer pessoa seja professor/a da educação infantil. A partir dessa compreensão a pesquisa aqui apresentada, traz como formulação o seguinte problema de pesquisa: Quais as reverberações da formação inicial na prática pedagógica de uma professora iniciante na educação infantil? Como objetivo geral, buscou-se analisar as reverberações da formação inicial na prática pedagógica de uma professora iniciante na educação infantil. Como objetivos específicos definiu-se: Compreender a formação inicial como necessária para o desenvolvimento profissional do/a futuro/a professor/a; Narrar a trajetória formativa vivida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão com ênfase às experiências na educação infantil; e Identificar as implicações da formação inicial na prática pedagógica da primeira infância de uma professora iniciante. A metodologia utilizada teve por base a abordagem qualitativa, cujo tipo de pesquisa foi a autobiografia. Os instrumentos de geração de dados foram os registros da memória das experiências da pesquisadora como docente leiga na Educação Infantil. A conclusão aponta a importância da formação inicial como fator que influencia na qualidade do ensino de uma professora em início de carreira, visto que é nesse período que grande parte dos saberes docentes são construídos. A vivência da docência como uma professora em formação foi fundamental para aliar teoria e prática e ampliar a compreensão da pesquisadora sobre a Educação Infantil e o seu papel no desenvolvimento de meninos e meninas.___ABSTRACT: Early childhood education is an essential stage for the integral development of children, and at this stage, they must be involved in stimulating activities that arouse their curiosity and action. Boys and girls develop fully as the educational environment allows them to live their childhood, which will require them to be immersed in the world of play and interactions. This ideal of education must be part of the understanding and pedagogical practices of the educator, who must have solid initial training, hence the impossibility of just anyone being an early childhood education teacher. Based on this understanding, the research presented here formulates the following research problem: What are the repercussions of initial training on the pedagogical practice of a beginning teacher in early childhood education? As a general objective, we sought to analyze the repercussions of initial training on the pedagogical practice of a beginning teacher in early childhood education. The specific objectives were defined as: Understanding initial training as necessary for the professional development of the future teacher; To narrate the educational trajectory experienced in the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão with emphasis on experiences in early childhood education; and to identify the implications of initial training in the pedagogical practice of a beginning teacher in early childhood. The methodology used was based on the qualitative approach, whose type of research was autobiography. The data generation instruments were the memory records of the researcher's experiences as a lay teacher in Early Childhood Education. The conclusion points to the importance of initial training as a factor that influences the quality of teaching of a teacher at the beginning of her career, since it is during this period that much of the teaching knowledge is constructed. The moments experiencing teaching as a teacher in training were fundamental to combine theory and practice and broaden the researcher's understanding of Early Childhood Education and its role in the development of boys and girls.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9166
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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