Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA, Joaquina Maria Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T19:05:57Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T19:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9168 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A gestão escolar é o segmento substancial para o prosseguimento dos processos educacionais. No presente estudo, destaca-se a gestão escolar e os impactos no ensino e aprendizagem. Por objetivo geral: Compreender os impactos da gestão escolar no ensino e na aprendizagem. Os objetivos específicos são: Analisar a atuação da gestão escolar; conhecer os desafios enfrentados pela gestão escolar; identificar os impactos da gestão escolar no ensino e na aprendizagem. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, do tipo Estado da Questão que direcionou a pesquisa, com centralidade na gestão escolar, ensino e aprendizagem, na base de dados da SciElo e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados mostram que a gestão escolar é fundamental para o bom desempenho da escola, bem como o seu papel dentro da instituição de ensino. A sua atuação, reflete diretamente na qualidade da educação no recinto no qual está inserido e de que forma isso se reflete nos estudantes, e como as avaliações externas repercutem nos resultados. Conclui-se que a gestão escolar deve estar totalmente envolvida em todas as esferas do espaço educacional, acompanhando o andamento das práticas pedagógicas para então estabelecer metas a partir da realidade de toda a escola.__ABSTRACT: School management is a substantial segment for the continuation of educational processes. In the present study, school management and its impacts on teaching and learning are highlighted. The general objective is to understand the impacts of school management on teaching and learning. The specific objectives are: to analyze the role of school management; to identify the challenges faced by school management; and to determine the impacts of school management on teaching and learning. The methodology used was a bibliographic review, specifically a State of the Question approach, which guided the research with a focus on school management, teaching, and learning, based on data from SciELO and the CAPES Theses and Dissertations Catalog. The results show that school management is essential for the school's performance, as well as its role within the educational institution. Its actions directly influence the quality of education in the environment in which it operates and how this is reflected in students. It is concluded that school management must be fully involved in all spheres of the educational space, closely monitoring the progress of pedagogical practices to establish goals based on the reality of the entire school. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | school management; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning. | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: impactos no ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | School management: impacts on teaching and learning | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoaquinaPereira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 455,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.