Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9169
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria José de Miranda de-
dc.date.accessioned2025-04-24T19:18:03Z-
dc.date.available2025-04-24T19:18:03Z-
dc.date.issued2023-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9169-
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa analisa o adoecimento mental de docentes na Educação Infantil em São Luís do Maranhão, destacando a relação entre os tipos e fatores que trazem malefícios à saúde mental dos/as professores/as no exercício de suas atividades laborais. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos de geração de dados, entrevista semiestruturada e questionário on-line, envolvendo 6 professoras da primeira infância. A revisão bibliográfica utilizou os estudos de: Martins, Araujo e Vieira (2018); Sales e Freitas (2018); Monteiro et al., (2019); Deffava, Méa e Ferreira (2020). Os resultados da investigação revelaram que as professoras enfrentam diversos tipos de adoecimentos mentais relacionados ao trabalho, com destaque para o estresse e a ansiedade. As participantes expressaram a importância de aumentar o investimento na formação em saúde mental, além de sugerirem a inclusão de auxiliares em sala para melhorar as condições de trabalho. A falta de apoio, em especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da gestão escolar, foi identificada como um desafio significativo, evidenciando a necessidade de uma parceria mais efetiva entre a escola e os gestores municipais para atender às expectativas educacionais e sociais impostas à docência.__ABSTRACT: The research analyzes the mental health issues of teachers in Early Childhood Education in São Luís, Maranhão, highlighting the relationship between the types and factors that harm the mental health of teachers in the performance of their professional activities. With a qualitative approach, the research used semi-structured interviews and an online questionnaire as data collection instruments, involving six early childhood educators. The bibliographic review used studies by Martins, Araujo, and Vieira (2018); Sales and Freitas (2018); Monteiro et al., (2019); Deffava, Méa, and Ferreira (2020). The results of the investigation revealed that the teachers face various types of work-related mental health issues, with stress and anxiety being the most prominent. The participants emphasized the importance of increasing investment in mental health training, and also suggested the inclusion of teaching assistants in classrooms to improve working conditions. The lack of support, particularly from the Municipal Education Secretariat (SEMED) and school management, was identified as a significant challenge, highlighting the need for a more effective partnership between the school and municipal managers to meet the educational and social expectations imposed on teaching.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectadoecimento mental;pt_BR
dc.subjectdocente;pt_BR
dc.subjecteducação infantil;pt_BR
dc.subjectmental health issues;pt_BR
dc.subjectteacher;pt_BR
dc.subjectearly childhood education.pt_BR
dc.titleO adoecimento mental docente na educação infantil em são luís: desafios e perspectivas em uma escola da rede municipalpt_BR
dc.title.alternativeMental illness in early childhood education in São Luís: challenges and perspectives in a municipal schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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