Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9170
Título: Além das quatro paredes: estratégias pedagógicas para transformar diferentes espaços em ambientes de aprendizagem na Educação Infantil.
Título(s) alternativo(s): Beyond the four walls: pedagogical strategies to transform different spaces into learning environments in Early Childhood Education.
Autor(es): SANTOS, Micilene Cristina Silva
Palavras-chave: educação infantil;
espaço físico;
prática pedagógica;
early childhood education;
physical space;
pedagogical practice.
Data do documento: 10-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relevância dos espaços físicos na educação infantil para o desenvolvimento integral da criança, a partir de práticas pedagógicas que estimulem a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Optamos por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, na qual realizamos uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a observação participante e um questionário semiestruturado aplicado por meio do Google Forms para compreender as concepções das professoras sobre o espaço físico na educação infantil e as práticas pedagógicas. Finalizamos a pesquisa com a apresentação de como as crianças interagiam e o que elas diziam ao participar de propostas em outros espaços da escola para além das salas convencionais. Portanto, refletimos sobre as contribuições que os diferentes espaços escolares têm na formação das crianças, a partir das vivências realizadas na Creche Escola Conviver.__ABSTRACT: This research aims to investigate the relevance of physical spaces in early childhood education for the child's overall development, based on pedagogical practices that stimulate their learning and development. We chose to carry out research with a qualitative approach and exploratory nature, in which we carried out a bibliographical review and field research. Participant observation and a semi-structured questionnaire applied through Google Forms were used as research instruments to understand the teachers' thoughts on the use of physical spaces in early childhood education and pedagogical practices. We ended the research with a presentation on how children interacted and what they said when participating in activities in areas other than conventional classrooms. Therefore, we seek to discuss the contributions that different school spaces have in the education of children, based on the experiences carried out at Creche Escola Conviver.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9170
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicileneSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.