Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Micilene Cristina Silva-
dc.date.accessioned2025-04-24T19:24:56Z-
dc.date.available2025-04-24T19:24:56Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9170-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relevância dos espaços físicos na educação infantil para o desenvolvimento integral da criança, a partir de práticas pedagógicas que estimulem a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Optamos por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, na qual realizamos uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a observação participante e um questionário semiestruturado aplicado por meio do Google Forms para compreender as concepções das professoras sobre o espaço físico na educação infantil e as práticas pedagógicas. Finalizamos a pesquisa com a apresentação de como as crianças interagiam e o que elas diziam ao participar de propostas em outros espaços da escola para além das salas convencionais. Portanto, refletimos sobre as contribuições que os diferentes espaços escolares têm na formação das crianças, a partir das vivências realizadas na Creche Escola Conviver.__ABSTRACT: This research aims to investigate the relevance of physical spaces in early childhood education for the child's overall development, based on pedagogical practices that stimulate their learning and development. We chose to carry out research with a qualitative approach and exploratory nature, in which we carried out a bibliographical review and field research. Participant observation and a semi-structured questionnaire applied through Google Forms were used as research instruments to understand the teachers' thoughts on the use of physical spaces in early childhood education and pedagogical practices. We ended the research with a presentation on how children interacted and what they said when participating in activities in areas other than conventional classrooms. Therefore, we seek to discuss the contributions that different school spaces have in the education of children, based on the experiences carried out at Creche Escola Conviver.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação infantil;pt_BR
dc.subjectespaço físico;pt_BR
dc.subjectprática pedagógica;pt_BR
dc.subjectearly childhood education;pt_BR
dc.subjectphysical space;pt_BR
dc.subjectpedagogical practice.pt_BR
dc.titleAlém das quatro paredes: estratégias pedagógicas para transformar diferentes espaços em ambientes de aprendizagem na Educação Infantil.pt_BR
dc.title.alternativeBeyond the four walls: pedagogical strategies to transform different spaces into learning environments in Early Childhood Education.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicileneSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.