Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Milene Galeno-
dc.date.accessioned2025-04-24T19:29:15Z-
dc.date.available2025-04-24T19:29:15Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9171-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho trata da temática do Transtorno do Espectro Autista no cenário das animações infantis. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo principal identificar a representação social do Transtorno do Espectro Autista, por meio da análise de animações infantis, para a compreensão da significação/representação que o desenho confere à criança com TEA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que para o alcance do nosso objetivo, fizemos um levantamento bibliográfico de produções científicas, a fim de conhecer os estudos publicados até o momento acerca da temática. Utilizou-se, como metodologia e instrumento de coleta de dados, a análise documental e tivemos como suporte teórico os fundamentos da Teoria das Representações Sociais – TRS. As produções audiovisuais de desenhos animados infantis analisadas foram: “Um amiguinho diferente; Júlia uma menina incrível; AUTS”. Tais produções foram produzidas e divulgadas com o intuito de apresentar e/ou conscientizar o público infantil e geral acerca do TEA. Nossa análise identificou que os personagens infantis com autismo, são apresentados de diversas maneiras, com diferentes propósitos e sob diversas perspectivas. Concluímos que apesar de algumas animações contribuírem para a disseminação de mais desinformação e estigmas sociais acerca das crianças com TEA, há também animações que representam positivamente o autismo, que contribuem para o processo de inclusão social, valorizam o respeito às diferenças, desconstroem preconceitos e ajudam as famílias a entender, apoiar e promover uma vida mais independente a pessoa no espectro. __ ABSTRACT: This work deals with the theme of Autism Spectrum Disorder in the scenario of children's animations. Therefore, this research's main objective is to identify the social representation of Autism Spectrum Disorder, through the analysis of children's animations, to understand the meaning/representation that the drawing gives to children with ASD. This is a research approach qualitative, in which to achieve our objective, we carried out a bibliographical survey of scientific productions, in order to understand the studies published to date on the topic. Document analysis was used as a methodology and data collection instrument and we had the foundations of the Theory of Social Representations – TRS as theoretical support. The audiovisual productions of children’s cartoons analysed were: “A different little friend; Júlia is an incredible girl; AUTS”. Such productions were produced and disseminated with the aim of presenting and/or raising awareness among children and the general public about ASD. Our analysis identified that children's characters with autism are presented in different ways, with different purposes and from different perspectives. We conclude that although some animations contribute to the dissemination of more misinformation and social stigmas surrounding children with ASD, there are also animations that positively represent autism, which contribute to the process of social inclusion, value respect for differences, deconstruct prejudices and help families to understand, support and promote a more independent life for the person in spectrum.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectrepresentação social;pt_BR
dc.subjectautismo;pt_BR
dc.subjectdesenho animado;pt_BR
dc.subjectsocial representation;pt_BR
dc.subjectautism;pt_BR
dc.subjectcartoon.pt_BR
dc.titleO autismo e as animações: a representação social do autismo nos desenhos animados infantispt_BR
dc.title.alternativeAutism and animations: the social representation of autism in children's cartoonspt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MileneLima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.