Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9172
Título: | Prática docente inclusiva: Desafios e estratégias nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive teaching practice: challenges and strategies in the early years of elementary school |
Autor(es): | JANUÁRIO, Natália Régia da Silva |
Palavras-chave: | prática docente; educação inclusiva; anos iniciais do ensino fundamental; teaching practice; inclusive education; early years of elementary school. |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A educação inclusiva, fundamentada no respeito à diversidade e na igualdade de oportunidades, tem avançado significativamente, resultando no aumento do ingresso de alunos do público-alvo da educação especial. Nesse contexto, a prática docente assume um papel essencial na adaptação do ensino para atender às necessidades e às diferenças de competências e habilidades de todos os alunos. Diante dessa realidade, o presente estudo analisou os desafios e estratégias da prática docente inclusiva na sala de aula regular, com foco nos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de São Luís, capital do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica do tipo estado da questão, de campo, descritiva e exploratória. Os participantes foram cinco docentes da rede pública municipal. A revisão de literatura revelou avanços na inclusão escolar, mas também evidenciou barreiras como o preconceito e as limitações estruturais. A análise dos dados coletados permitiu identificar diferentes concepções sobre inclusão e diversas configurações de práticas pedagógicas voltadas ao atendimento dos alunos do público-alvo da educação especial.__ABSTRACT: Inclusive education, based on respect for diversity and equal opportunities, has advanced significantly, resulting in an increase in the number of students from the target audience for special education. In this context, teaching practice plays an essential role in adapting teaching to meet the needs and differences in skills and abilities of all students. Given this reality, the present study analyzed the challenges and strategies of teaching practice inclusive in the regular classroom, focusing on teachers who work in the early years of elementary school in a municipal school in São Luís, capital of Maranhão. This is a qualitative, bibliographical, state-of-the-issue, field, descriptive and exploratory research. The participants were five teachers from the municipal public network. The literature review revealed advances in school inclusion, but also highlighted barriers such as prejudice and structural limitations. The analysis of the collected data allowed us to identify different conceptions about inclusion and different configurations of pedagogical practices aimed at serving students in the special education target audience. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9172 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NatáliaJanuário.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 481,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.