Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COELHO, Nayra Joyce da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T19:53:52Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T19:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9173 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo geral analisar os impactos da formação continuada na prática docente de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública do município de São Luís- Ma. O aspecto teórico da investigação teve como base autores como Ghiraldelli Jr. (2008), Melo (2012), Silva e Watanabe (2023), Fávero (2004), Carvalho (2017), Gil (2008), Laffin (2013), Freire (2019,1993, 1987), Paixão (2019), Gustsack, Viegas e Barcelos (2007), entre outros. Este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, a estrutura histórica da EJA no Brasil, assim como também no estado do Maranhão, também se optou por fundamentar o contexto histórico e legal da formação docente voltada para professores da EJA, assim, como a formação continuada para está modalidade de ensino. E com base na análise qualitativa, buscou-se, coletar informações juntos aos docentes de uma escola pública estadual de São Luís no período de Dezembro de 2024. O instrumento utilizado para coleta de informações foi o questionário, onde as perguntas foram organizadas por blocos e categoria, o que facilitou a coleta de informações e tornou a pesquisa possível. Mediante os dados coletados, constatou se que a EJA, possui ainda um longo caminho a percorrer em relação a formação continuada do professor, que necessita de aporte teórico e metodológico para lidar com as especificidades do público.__ABSTRACT: The present work is a qualitative research, and its general objective is to analyze the impacts of continued training on the teaching practice of teachers who work in Youth and Adult Education in a public school in the city of São Luís- Ma. The theoretical aspect of the investigation was based on authors such as Ghiraldelli Jr. (2008), Melo (2012), Silva e Watanabe (2023), Fávero (2004), Carvalho (2017), Gil (2008), Laffin (2013), Freire (2019,1993, 1987), Paixão (2019), Gustsack, Viegas e Barcelos (2007), between others. This study initially considered, for analysis purposes, the historical structure of EJA in Brazil, as well as in the state of Maranhão, and also sought to substantiate the historical and legal context of teacher training aimed at EJA teachers, as well as continued training for this teaching modality. And based on qualitative analysis through field research, we sought to collect information from teachers at a state public school in São Luís in the period from December 2024. The instrument used to collect information was the questionnaire, which organized the questions by blocks and categories, which facilitated the collection of information and made the research possible. Through the data collected, it was found that EJA still has a long way to go in relation to the continued training of teachers, which requires theoretical and methodological support to deal with the specificities of the public. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos; | pt_BR |
dc.subject | formação continuada; | pt_BR |
dc.subject | prática docente; | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education; | pt_BR |
dc.subject | continuing training; | pt_BR |
dc.subject | teachers. | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em educação de jovens e adultos: um olhar para os impactos na prática docente em uma escola pública de São Luís. | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing education in youth and adult education: a look at the impacts on teaching practice in a public school in São Luís. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NayraCoelho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.