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http://hdl.handle.net/123456789/9174
Título: | Laboratório de alfabetização – LABALF: uma inovação pedagógica na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização mediada pela extensão/pesquisa |
Título(s) alternativo(s): | Literacy Laboratory – LABALF: a pedagogical innovation in the discipline Fundamentals and Methodologies of Literacy mediated by extension/research |
Autor(es): | ABREU, Núbia Natércia Da Silva Gomes |
Palavras-chave: | laboratório de alfabetização; professoras/es alfabetizadoras/es; formação de professores; inovação pedagógica; literacy laboratory; literacy teachers; teachers training; pedagogical innovation. |
Data do documento: | 16-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho monográfico, trata do estudo sobre “Laboratório de Alfabetização – LABALF: uma inovação pedagógica na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização, mediada pela extensão/pesquisa”, e tem por objetivo investigar o Laboratório de Alfabetização como uma atividade inovadora de extensão universitária na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização e as possibilidades de apropriação e mobilização de saberes docentes de futuras/es professoras/es alfabetizadoras/es. Os agentes sociais desta pesquisa foram: a professora da disciplina, as/os alunas/os do quarto período do Curso de Pedagogia, as crianças de uma escola municipal do entorno da universidade e os extensionistas do Projeto Escola Laboratório. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa, como procedimentos, foram utilizados: a pesquisa bibliográfica; analise documental (programa da disciplina, cartas, sequências didáticas, relatórios e narrativas); observação participante e pesquisa de campo etnográfica, utilizamos como instrumento de pesquisa, a entrevista semiestruturada com a professora da disciplina. Primeiro discute-se a disciplina no currículo do curso de Pedagogia a partir, das histórias e memórias, bem como, o Projeto Escola Laboratório, como um espaço de extensão voltado para a formação docente. Em seguida, estuda-se o laboratório de ensino, percebendo-o como um espaço de aprendizagens, a partir, das informações obtidas no acervo da disciplina e as contribuições da professora, verificou-se as contribuições do Laboratório de Alfabetização para a formação docente. Concluímos que o Laboratório de Alfabetização, contribuiu com a formação de professores/as alfabetizadores/as por meio de práticas situadas e pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como a mobilização e apropriação dos saberes docentes.___ABSTRACT: This monographic work, deals with the study on "Literacy Laboratory - LABALF: a pedagogical innovation in the discipline Fundamentals and Methodologies of Literacy, mediated by extension/research", and aims to investigate the Literacy Laboratory as an innovative university extension activity in the discipline Fundamentals and Methodologies of Literacy and the possibilities of appropriation and mobilization of teaching knowledge of future literacy teachers. The social agents of this research were: the teacher of the discipline, the students of the fourth period of the Pedagogy Course, the children of a municipal school in the vicinity of the university and the extension workers of the Laboratory School Project. The research was developed from the qualitative approach, as procedures were used: the bibliographic research; document analysis (discipline program, letters, didactic sequences, reports and narratives); participant observation and ethnographic field research, we used as a research instrument, the semi-structured interview with the professor of the discipline. First, the discipline in the curriculum of the Pedagogy course is discussed, based on stories and memories, as well as the Laboratory School Project, as an extension space aimed at teacher training. Then, the teaching laboratory is studied, perceiving it as a space for learning, from the information obtained in the subject's collection and the teacher's contributions, the contributions of the Literacy Laboratory to teacher training were verified. We conclude that the Literacy Laboratory contributed to the training of literacy teachers through situated practices and the inseparability of teaching, research and extension, as well as the mobilization and appropriation of teaching knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9174 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
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