Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9186
Título: Entrelaçando a pedagogia de projetos e a arte: o exercício da docência no Programa Residência Pedagógica
Título(s) alternativo(s): Intertwining project pedagogy and art: teaching in the Pedagogical Residency Program
Autor(es): COSTA, Roberta Vidigal da
Palavras-chave: residência pedagógica;
formação docente;
pedagogia de projetos;
arte;
anos Iniciais do ensino fundamental;
pedagogical residency;
practice;
project pedagogy;
art;
early years of elementary education.
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A Pedagogia de Projetos assume papel fundamental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao propor um ensino que integra diferentes saberes e fomenta a participação ativa dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para o exercício da docência. O presente estudo monográfico teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, estruturadas a partir da Pedagogia de Projetos, com ênfase na Arte e suas possibilidades interdisciplinares de ensino, evidenciando as contribuições da abordagem tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a formação inicial de uma residente. Metodologicamente, a pesquisa adota um enfoque qualitativo, fundamentado em fatores sociais, experiências vivenciais e compreensões interpretativas acerca das vivências numa escola da rede pública de São Luís- MA, no período de março de 2023 a fevereiro de 2024. A investigação sustenta-se: a) no estudo do tipo Estado da Arte, que permitiu uma revisão crítico-reflexiva da literatura existente, analisando suas contribuições em diálogo com estudos contemporâneos; e, b) na investigação-ação, que possibilitou a análise das vivências da residente no contexto escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de registros fotográficos, diários de bordo, e-portfólios, planificações didáticas e avaliações das professoras titulares sobre as regências, instrumentos que favoreceram a análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, contribuindo para o aprimoramento da atuação docente em sala de aula. Os resultados evidenciaram a importância da articulação entre teoria e prática na construção da identidade profissional docente, bem como a relevância de um ensino contextualizado e interdisciplinar para o desenvolvimento integral dos alunos. Conclui-se que há uma necessidade premente de pesquisas que abordem a importância da Pedagogia de Projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que tange à sua contribuição para a prática docente polivalente. Além disso, ressalta-se a importância do fortalecimento de programas formativos que promovam a aproximação entre os saberes acadêmicos e a realidade escolar, beneficiando não apenas a formação de professores, mas também a qualidade da Educação Básica e, consequentemente, a sociedade como um todo.___ABSTRACT: Project Pedagogy plays a fundamental role in the early years of Elementary School by proposing a teaching method that integrates different types of knowledge and encourages students’ active participation in the teaching and learning process, contributing to the exercise of teaching. This monographic study aimed to analyze the pedagogical practices developed in the Pedagogical Residency Program, structured based on Project Pedagogy, with na emphasis on Art and its interdisciplinary teaching possibilities, highlighting the contributions of the approach both to student learning and to the initial training of a resident. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, based on social factors, experiential experiences, and interpretative understandings of the experiences in the public school system of São Luís-MA, from March 2023 to February 2024. The investigation is based on: a) a State of the Art study, which allowed a critical-reflective review of the existing literature, analyzing its contributions in dialogue with contemporary studies; and b) in action research, which enabled the analysis of the resident’s experiences in the school context. Data collection was carried out through photographic records, logbooks, e-portfolios, teaching plans and assessments by the teachers on the teaching assignments, instruments that favored the analysis and reflection on the pedagogical practices developed, contributing to the improvement of teaching performance in the classroom. The results highlighted the importance of the articulation between theory and practice in the construction of the professional identity of teachers, as well as the relevance of contextualized and interdisciplinary teaching for the integral development of students. It is concluded that there is a prior need for research that addresses the importance of Project Pedagogy in the initial years of Elementary School, especially with regard to its contribution to versatile teaching practice. Furthermore, the importance of strengthening training programs that promote the connection between academic knowledge and school reality is highlighted, benefiting not only teacher training, but also the quality of basic education and, consequently, society as a whole.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9186
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertaVidigal.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.