Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BORRALHO, Sarah Mellissa Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T03:26:04Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T03:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9187 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A criança e o adolescente permanecem sujeitos de direito à educação em período de hospitalização por acometimento de doença, especificamente, o câncer, porque os levam a longas temporadas de tratamento e provoca o afastamento da escola, consequentemente do envolvimento com a leitura e a escrita. Nesse sentido, no âmbito hospitalar, a brinquedoteca torna-se um espaço promissor para as práticas pedagógicas com intuito de desenvolver habilidades por meio da interação potencializada pela leitura e escrita. Esta pesquisa tem por objetivo, compreender o processo de leitura e a escrita desenvolvido pelo projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” e as possíveis contribuições no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente em tratamento oncológico na Brinquedoteca da Casa de Apoio, da Fundação Antônio Jorge Dino. Como aporte metodológico, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória, baseando-se em um estudo de caso, com levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) em artigos, dissertações e teses em bases de dados como o Periódico CAPES e a Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e revelou uma escassez de estudos que abordam a temática da leitura e escrita em brinquedotecas hospitalares. A geração de dados se deu pela entrevista semiestruturada com as extensionistas e pela análise documental do caderno de registro do projeto de extensão. Os resultados revelam que esta pesquisa apresenta particularidades pouco exploradas no âmbito acadêmico, portanto possui um alto valor à comunidade acadêmica pelo seu diferencial. Também aponta a leitura e a escrita como prática pedagógica que favorece o rompimento da rotina médica e promove interações entres crianças por meio da atuação/mediação pedagógica, potencializando as suas capacidades de expressão e suas criatividades. Conclui-se que a pesquisa ressalta a importância de adotar uma postura comprometida com a formação de leitores e escritores durante a infância e a adolescência, ainda que em processo de hospitalização. Nesse contexto, a brinquedoteca hospitalar deve ser considerada como um espaço pedagógico fundamental não só pela valorização do brincar, mas também para o desenvolvimento da leitura e da escrita, onde não há uma classe hospitalar específica. __ABSTRACT Children and adolescents continue to have the right to education during hospitalization due to illness, specifically cancer, because it leads to long periods of treatment and causes them to miss school and, consequently, to be absent from reading and writing. In this sense, in the hospital environment, the toy library becomes a promising space for pedagogical practices aimed at developing skills through interaction enhanced by reading and writing. This research aims to understand the reading and writing process developed by the extension project “Studying, a healthy action” and the possible contributions to the development and learning of children and adolescents undergoing cancer treatment in the Toy Library of the Casa de Apoio, of the Antônio Jorge Dino Foundation. As a methodological contribution, this study is anchored in the qualitative approach, with exploratory research, based on a case study, with a bibliographic survey of the State of the Question (EQ) type in articles, dissertations and theses in databases such as the CAPES Periodical and the CAPES Theses and Dissertations Catalog and revealed a scarcity of studies that address the theme of reading and writing in hospital toy libraries. Data were generated through semi-structured interviews with extension workers and through documentary analysis of the extension project's registration notebook. The results reveal that this research presents particularities that have not been explored in the academic field, and therefore has great value to the academic community due to its uniqueness. It also points to reading and writing as a pedagogical practice that favors the break from the medical routine and promotes interactions between children through pedagogical action/mediation, enhancing their expressive abilities and creativity. It is concluded that the research highlights the importance of adopting a committed stance towards the formation of readers and writers during childhood and adolescence, even during the hospitalization process. In this context, the hospital toy library should be considered as a fundamental pedagogical space not only for valuing play, but also for the development of reading and writing, where there is no specific hospital class. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | brinquedoteca hospitalar; | pt_BR |
dc.subject | crianças e adolescentes hospitalizados; | pt_BR |
dc.subject | leitura; | pt_BR |
dc.subject | escrita; | pt_BR |
dc.subject | hospital toy library; | pt_BR |
dc.subject | hospitalized children and adolescents; | pt_BR |
dc.subject | reading. | pt_BR |
dc.subject | writing; | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita em brinquedoteca hospitalar: análise da experiência desenvolvida pelo projeto “Estudar, uma ação saudável” com crianças e adolescentes em tratamento oncológico na Casa de Apoio da Fundação Antonio Jorge Dino | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing in a hospital toy library: analysis of the experience developed by the project “Studying, a healthy action” with children and adolescents undergoing cancer treatment at the Support House of the Antonio Jorge Dino Foundation | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SarahBorralho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.