Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9189
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dc.contributor.authorRIBEIRO, Wendy Moreira-
dc.date.accessioned2025-04-29T03:38:29Z-
dc.date.available2025-04-29T03:38:29Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9189-
dc.description.abstractRESUMO: A presente monografia, intitulada Gestão Democrática: a participação do grêmio estudantil nos processos decisórios da escola, tem por objetivo geral: Analisar as contribuições do grêmio estudantil no processo de democratização da gestão escolar, considerando a participação nas decisões da escola, tendo por questão norteadora central: qual a influência da participação dos membros no Grêmio estudantil no processo de democratização da gestão escolar? A gestão democrática é um elemento essencial para o processo de descentralização nas decisões no ambiente escolar. Para isso, é fundamental a participação dos atores que fazem parte da escola, entre eles, os alunos, que a partir do grêmio estudantil constitui-se em uma entidade que possibilita a representatividade dos alunos nos processos decisórios da escola, com o objetivo de terem seus anseios ouvidos e participarem de maneira ativa na elaboração do projeto político pedagógico (PPP), por exemplo. Para Gadotti, a participação e a democratização no sistema público de ensino, é a forma mais prática para a formação da cidadania, pois este processo ocorre através da participação e tomada de decisão. Nesse sentido, se faz necessário analisar os procedimentos, os processos de institucionalização e o envolvimento do grêmio estudantil da dinâmica de funcionamento da escola e na democratização da gestão. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa, a pesquisa de campo que permite o panorama completo do ambiente investigado e dos participantes da pesquisa e as entrevistas semiestruturadas para compreender as perspectivas e práticas referente a participação do grêmio estudantil nos processos decisórios. Dessa forma, os resultados obtidos ao longo desta pesquisa indicam que a participação do grêmio estudantil não é ativa referente aos processos decisórios, é basicamente promover entretenimento e diversão para os estudantes.__The present monograph, entitled Democratic Management: The Participation of the Student Council in School Decision-Making Processes, has the general objective of analyzing the contributions of the student council to the process of democratizing school management, considering its participation in school decisions. The central guiding question is: What is the influence of student council members' participation in the process of democratizing school management? Democratic management is an essential element in the process of decentralizing decision-making in the school environment. For this, the participation of the actors who are part of the school is fundamental, including the students. Through the student council, they form an entity that enables student representation in school decision-making processes, with the goal of having their concerns heard and actively participating in the development of the Political-Pedagogical Project (PPP), for example. According to Gadotti, participation and democratization in the public education system are the most practical ways to foster citizenship, as this process occurs through participation and decision-making. In this sense, it is necessary to analyze the procedures, institutionalization processes, and the involvement of the student council in the school's operational dynamics and the democratization of management.To achieve this, a qualitative approach was used, including field research to provide a comprehensive view of the investigated environment and participants, as well as semi-structured interviews to understand perspectives and practices related to the student council’s participation in decision-making processes.Thus, the results obtained throughout this research indicate that the participation of the student council in decision making processes is not active; rather, its role is primarily focused on promoting entertainment and recreation for students.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgestão democrática;pt_BR
dc.subjectgrêmio estudantil;pt_BR
dc.subjectparticipação;pt_BR
dc.subjectdemocratic management;pt_BR
dc.subjectstudent council;pt_BR
dc.subjectparticipation.pt_BR
dc.titleGestão democrática: a participação do grêmio estudantil nos processos decisórios da escolapt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management: the participation of the student union in the school's decision-making processespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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