Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9197
Título: Uma prática de ensino para Padrões de Projeto
Título(s) alternativo(s): A teaching practice for Design Patterns
Autor(es): SILVA NETO, João Batista Santos
Palavras-chave: Padrões de Projeto;
Ensino;
Programação orientada a objeto
Design Pattern;
Teaching;
Object Oriented Programming
Data do documento: 7-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação e avaliação de uma prática para o ensino de Padrões de Projeto, utilizando o modelo Four-Component Instructional Design (4C/ID). A pesquisa busca validar a eficácia de uma abordagem prática no aprendizado desses padrões, essenciais para a criação de software reutilizável e de fácil manutenção. O estudo envolveu a implementação de atividades incrementais em uma disciplina de Engenharia de Software, combinando teoria e prática para facilitar a assimilação dos conceitos. Além dos padrões de projeto, a metodologia explorou os princípios SOLID, com foco nos princípios de Responsabilidade Única, Aberto-Fechado e Inversão de Dependência. A avaliação foi realizada por meio da análise do desempenho e percepção dos alunos, destacando os impactos positivos da abordagem prática no aprendizado. Os resultados indicam que a prática estruturada contribui significativamente para a compreensão e aplicação dos padrões de projeto, sugerindo melhorias para futuras implementações da metodologia.
Descrição: This work presents the implementation and evaluation of a practice for teaching Design Patterns using the Four-Component Instructional Design (4C/ID) model. The research aims to validate the effectiveness of a practical approach in learning these patterns, which are essential for developing reusable and maintainable software. The study involved the implementation of incremental activities in a Software Engineering course, combining theory and practice to facilitate concept assimilation. In addition to design patterns, the methodology explored SOLID principles, focusing on the principles of Single Responsibility, Open-Closed, and Dependency Inversion. The evaluation was conducted through an analysis of student performance and perception, highlighting the positive impact of the practical approach on learning. The results indicate that structured practice significantly contributes to the understanding and application of design patterns, suggesting improvements for future implementations of the methodology
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9197
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Batista Santos Silva Neto.pdfTCC de Graduação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.