Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFROZ, Renato Magno Campos-
dc.date.accessioned2025-04-29T13:14:17Z-
dc.date.available2025-04-29T13:14:17Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9201-
dc.descriptionABSTRACT This study analyzes the challenges of sustainable urban mobility in São Luís, focusing on cycling infrastructure on an avenue with high cycling demand. Based on the guidelines of the City Statute (Law No. 10,257/2001) and the National Urban Mobility Policy (Law No. 12,587/2012), the work evaluates the application of the Urban Mobility Plan (Law No. 6,292/2017) and the New Master Plan (Law No. 7,122/2023) in the municipality. This work seeks to analyze the set of guidelines developed by the National Urban Mobility Plan with a focus on non-motorized transport infrastructure, applying it to the municipality of São Luís - MA. The approach starts with an examination of the National Urban Mobility Policy, which will highlight the historical context, as well as the comprehensive legal precepts. Furthermore, the concepts, objectives, and guidelines that contemplate the National Urban Mobility Plan will be demonstrated. Another point to be presented are the factors that can intervene in Urban Mobility and non-motorized modes, highlighting urban mobility in São Luís - MA. Next, the urban characteristics of the municipality of São Luís - MA will be contextualized, as well as the cycling infrastructure of this municipality. And finally, it will be the Proposal for a Cycling Infrastructure Plan for São Luís - MA.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este estudo analisa os desafios da mobilidade urbana sustentável em São Luís, com foco na infraestrutura cicloviária em uma avenida de alta demanda cicloviária. A partir das diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei no 10.257/2001) e da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei no 12.587/2012), o trabalho avalia a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana (Lei no 6.292/2017) e do Novo Plano Diretor (Lei no 7.122/2023) no município. O presente trabalho, busca fazer a análise do conjunto de diretrizes desenvolvidas pelo Plano Nacional de Mobilidade Urbana com foco na infraestrutura de modos não motorizados, aplicando-se ao município de São Luís – MA. A abordagem tem como ponto de partida, o exame da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o qual será destacado o contexto histórico, bem como, os preceitos legais abrangentes. Ainda, foi demonstrado os conceitos, objetivos de estudo de implantação cicloviária e diretrizes que contemplam o Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Outro ponto apresentado foram os fatores que interviram na Mobilidade Urbana e os modos não motorizados, evidenciando a mobilidade urbana em São Luís – MA. Em seguida, contextualização das caracterizações urbanísticas do município de São Luís – MA, do mesmo modo, a infraestrutura cicloviária deste município. E em última análise, a proposta de um plano de Infraestrutura Cicloviária para São Luís – MA.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Mobilidade Urbana;pt_BR
dc.subjectsustentável;pt_BR
dc.subjectinfraestrutura;pt_BR
dc.subjectMunicípio de São Luís.pt_BR
dc.subjectNational Urban Mobility Plan;pt_BR
dc.subjectsustainable;pt_BR
dc.subjectinfrastructure;pt_BR
dc.subjectMunicipality of São Luís.pt_BR
dc.titleAnálise do plano nacional de mobilidade urbana com foco a infraestrutura de modos não motorizados, um estudo de caso na cidade de São Luís – MApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the national urban mobility plan with a focus on non-motorized mode infrastructure, a case study in the city of São Luís – MApt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATO_MAGNO_CAMPOS_FROZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.