Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Jeane Correia-
dc.date.accessioned2025-04-30T11:00:03Z-
dc.date.available2025-04-30T11:00:03Z-
dc.date.issued2025-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9206-
dc.descriptionThe state school Centro Educa Mais Deborah Correia Lima has Annex II - Mamorana in the rural area, located in the municipality of São Bernardo- MA, where this municipality has an economic deficit and access to social and cultural capital. This Annex II is attended by young people from farming families, small-scale production dedicated to subsistence, which comes from planting and harvesting cassava, corn and beans, and is therefore financially disadvantaged. In view of this, the aim of this study is to analyze the development of reading practices in this Annex, taking into account: the existence of a school library, the variety of literary genres, whether the environment is used by the students and whether they have any reading mediators. Therefore, how these students come into contact with paradidactic books and the influence of the absence of this cultural asset on broadening their horizons on the academic journey. The methodological procedure used for the research was a literature review and fieldwork based on semi-structured interviews, which were qualitative in nature. The results are the absence of a reading area and practices aimed at developing the habit of reading in Annex II - Mamorana.pt_BR
dc.description.abstractA escola estadual Centro Educa Mais Deborah Correia Lima tem o anexo II- Mamorana na zona rural, localizado no município São Bernardo- MA, onde neste município possui déficit econômico e de acesso aos capitais sócias e culturais. Este Anexo II é frequentado por jovens oriundos de família lavradora, modo de produção de pequeno porte dedicado a subsistência que provém do cultivo de plantação e colheita de mandioca, milho, feijão, portanto desfavorecida financeiramente. Perante isso, o trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da prática da leitura nesse Anexo, considerando verificar: a existência de biblioteca escolar, a variedade de gêneros literários, se o ambiente é usufruído pelos alunos e se têm algum mediador de leitura. Logo, como esses alunos entram em contado com livro paradidático e a influência da ausência desse bem cultural na ampliação dos horizontes acerca da jornada acadêmica. Para a pesquisa foi usado como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e de campo a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, com caráter qualitativo. Os resultados são a ausência de área de leitura e práticas voltadas para desenvolver o hábito da leitura no anexo II- Mamorana.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAcesso à leitura;pt_BR
dc.subjectLivros paradidáticos;pt_BR
dc.subjectMamorana- São Bernardo/MApt_BR
dc.subjectAccess to reading;pt_BR
dc.subjectparadidactic books;pt_BR
dc.subjectMamorana - São Bernardo/MApt_BR
dc.titleO PAPEL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA PROMOÇÃO DO ACESSO AOS LIVROS PARADIDÁTICOSpt_BR
dc.title.alternativeTHE ROLE OF SCHOOL LIBRARIES IN PROMOTING ACCESS TO SECONDARY BOOKSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeane Correia Costa.pdfTCC de Graduação2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.