Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9218
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CFR PADRE JOSINO TAVARES
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION AT CFR FATHER JOSINO TAVARES
Autor(es): SOUSA, Raquel dos Santos
LIMA JUNIOR, Valceir Souza
Palavras-chave: Educação do Campo;
Pedagogia da Alternância;
Educação Ambiental
Rural Education;
Pedagogy of Alternation;
Environmental education
Data do documento: 17-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho discute sobre a Educação Ambiental presente na Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares (CFRPJT), localizada em Bom Jesus das Selvas/MA. A investigação visou analisar as concepções e práticas de educação ambiental presentes na CFR Padre Josino Tavares, considerando as concepções e estratégias pedagógicas de educação ambiental que orientam a proposta pedagógica da Instituição; as concepções de educação ambiental de seus monitores; e as práticas pedagógicas de educação ambiental desenvolvidas no cotidiano da CFR. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, para ter uma visão das concepções de Educação Ambiental, Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. Também, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete educadores, sendo quatro da área técnica e três da área comum. A análise dos dados apontou para uma compreensão de que a questão ambiental na CFRPJT é trabalhada por todos os professores, nas diversas disciplinas e tempos educativos, com maior ênfase prático no eixo profissionalizante; que a realidade dos estudantes no campo e as contradições da agricultura capitalista, vivenciadas no cotidiano constituem em fator importante para a educação ambiental; e que, a concepção de educação integral e da organização curricular em alternância da CFRPJT, aliada a uma perspectiva crítica e agroecológica, presente no conjunto da Educação do Campo, configuram uma forma escolar com práticas educativas que favorecem a uma educação ambiental, concluindo que a CFRPJT contribui para a formação de um sujeito consciente da importância do trabalho e do equilibro entre a natureza e os seres humanos, apropriados de um conhecimento técnico que possibilita uma prática profissional e cidadã sustentável, na perspectiva da agroecologia, e comprometidos em lutar por um mundo melhor, sendo defensor do planeta e da vida.
Descrição: This paper discusses the Environmental Education present in the Padre Josino Tavares Rural Family House (CFRPJT), located in Bom Jesus das Selvas/MA. The investigation aimed to analyze the conceptions and practices of environmental education present in the CFR Padre Josino Tavares, considering the conceptions and pedagogical strategies of environmental education that guide the pedagogical proposal of the Institution; the conceptions of environmental education of its monitors; and the pedagogical practices of environmental education developed in the daily life of the CFR. To this end, bibliographic and documentary research was used, to have a view of the conceptions of Environmental Education, Pedagogy of Alternation and Rural Education. Semi-structured interviews were also conducted with seven educators, four from the technical area and three from the common area. The analysis of the data pointed to an understanding that the environmental issue in the CFRPJT is worked on by all teachers, in the various disciplines and educational times, with greater practical emphasis on the professionalizing axis; that the reality of students in the countryside and the contradictions of capitalist agriculture, experienced in daily life, constitute an important factor for environmental education; and that the conception of integral education and the alternating curricular organization of the CFRPJT, combined with a critical and agroecological perspective, present in the whole of Rural Education, configure a school form with educational practices that favor environmental education, concluding that the CFRPJT contributes to the formation of a subject aware of the importance of work and the balance between nature and human beings, appropriated from a technical knowledge that enables a sustainable professional and citizen practice, from the perspective of agroecology, and committed to fighting for a better world, being defenders of the planet and life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9218
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL DOS SANTOS SOUSA.pdfTCC de Graduação5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.