Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9219
Título: Revisão sistemática de técnicas lúdicas de ensino de inteligência artificial e tecnologias afins
Título(s) alternativo(s): Systematic review of playful techniques for teaching artificial intelligence and related technologies
Autor(es): MUNIZ, Emerson Paulo Pinheiro
SOUSA, Gabryella Cruz
Palavras-chave: inteligência artificial,;
literacia em IA;
ensino lúdico;
Educação;
artificial intelligence;
AI literacy;
ludic teaching;
Education.
Data do documento: 7-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A inteligência artificial se torna cada vez mais indispensável para a vida das novas gerações, isso ocorre devido aos avanços tecnológicos, ao aumento da capacidade de processamento de dados e à popularização de ferramentas acessíveis ao público. Empresas e setores diversos estão adotando soluções de IA para otimizar processos, personalizar experiências e tomar decisões mais precisas com base em análises de grandes quantidades de dados. Além disso, o surgimento de modelos generativos, como ChatGPT e MidJourney, democratizou o acesso à tecnologia, permitindo que pessoas comuns interajam e criem conteúdo de forma inovadora. Devido a tudo isso, este trabalho justifica-se pela necessidade de identificar as diferentes ferramentas disponíveis para promover uma literacia em IA, seus recursos e limitações. Com esse direcionamento, foi feito uma revisão sistemática da literatura para localizar artigos e produções científicas que abordam técnicas educacionais voltadas ao ensino de IA, especialmente aqueles que utilizam abordagens lúdicas, já que essas estratégias têm se mostrado eficazes no engajamento e na compreensão de conceitos complexos. Nessa revisão foram selecionados 1.932 artigos nas bases ACM digital library, IEEE Xplore, Science Direction e Springer Nature, dentre os quais 176 foram escolhidos para estudos em análises quantitativas e qualitativas. Com base nas evidências fornecidas por este estudo, pode-se entender que o ensino de IA para pessoas leigas não somente é possível, como já é experimentado em algum nível. Por isso, a partir desses dados, espera-se contribuir em futuras pesquisas para o desenvolvimento de frameworks de educação adequados, com o objetivo de democratizar a inteligência artificial.___ABSTRACT: Artificial intelligence is becoming increasingly indispensable for the lives of new generations, driven by technological advancements, increased data processing capabilities, and the popularization of accessible tools for the public. Companies and various sectors are adopting AI solutions to optimize processes, personalize experiences, and make more precise decisions based on the analysis of large amounts of data. Additionally, the emergence of generative models, such as ChatGPT and MidJourney, has democratized access to technology, enabling ordinary people to interact and create content in innovative ways. Due to all this, this work is justified by the need to identify the different tools available to promote AI literacy, their features, and limitations. With this direction, a systematic literature review was conducted to locate articles and scientific productions that address educational techniques for teaching AI, especially those that use playful approaches, as these strategies have proven effective in engaging and understanding complex concepts. In this review, 1.932 articles were selected from the ACM Digital Library, IEEE Xplore, ScienceDirect, and Springer Nature databases, of which 176 were chosen for quantitative and qualitative analysis. Based on the evidence provided by this study, it can be understood that teaching AI to laypeople is not only possible but is already being experimented with at some level. Therefore, from these findings, it is expected to contribute to future research for the development of appropriate educational frameworks, aiming to democratize artificial intelligence.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9219
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga
TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emerson_Paulo_Pinheiro_Muniz_Gabryella_Cruz_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.