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dc.contributor.authorSOUZA, Gabrielle de Jesus-
dc.contributor.authorSOUSA, Diogo Sousa de-
dc.contributor.authorMARTINS, Renan Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-05-01T00:31:41Z-
dc.date.available2025-05-01T00:31:41Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9221-
dc.description.abstractRESUMO: A indústria aeronáutica contribui significativamente para as emissões de CO2, com o crescimento do tráfego aéreo ampliando esse impacto. A substituição do Querosene de Aviação Fóssil (QAV) pelo Bioquerosene de Aviação (bioQAV) é uma estratégia para reduzir essas emissões. Este estudo avalia a rota tecnológica SPK-ATJ para produção de bioQAV, explorando o panorama mundial, brasileiro e maranhense. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e prospecção tecnológica. Os resultados indicam que o Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) da rota SPK-ATJ encontra-se entre 4 e 7, fase de transição entre testes laboratoriais e implementação comercial. Estados Unidos e China lideram os investimentos em estudos afins e depósito de patentes. No Brasil a pesquisa ainda é incipiente, porém o país, assim como o estado do Maranhão, destaca-se como potencial fornecedor de matéria-prima para a produção mundial, embora desafios de escala persistam no estado. __ ABSTRACT: The aviation industry significantly contributes to CO2 emissions, with the growth of air traffic amplifying this impact. Replacing Fossil Aviation Kerosene (QAV) with Aviation Biokerosene (bioQAV) is a strategy to reduce these emissions. This study evaluates the SPK-ATJ technological pathway for bioQAV production, exploring the global, Brazilian, and Maranhão contexts. The methodology included a literature review and technological prospecting. The results indicate that the Technology Readiness Level (TRL) of the SPK ATJ pathway ranges between 4 and 7, representing the transition phase from laboratory testing to commercial implementation. The United States and China lead investments in related studies and patent filings. In Brazil, research is still incipient; however, the country, along with the state of Maranhão, stands out as a potential supplier of feedstock for global production, although scalability challenges persist in the state.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBioQAV;pt_BR
dc.subjectrota SPK-ATJ;pt_BR
dc.subjectemissões de CO2;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectBioQAV;pt_BR
dc.subjectSPK-ATJ route;pt_BR
dc.subjectCO2 emissions;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titlePerspectivas da rota SPK-ATJ para produção de bioquerosene de aviação: uma análise do potencial brasileiro e maranhensept_BR
dc.title.alternativePerspectives of the SPK-ATJ route for the production of aviation biokerosene: an analysis of the potential of Brazil and Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga

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