Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9227
Título: | Foguetec: proposta de desenvolvimento de um brinquedo lúdico para ensino de eletrônica e circuitos digitais |
Título(s) alternativo(s): | Foguetec: proposal for the development of a playful toy for teaching electronics and digital circuits |
Autor(es): | PINHEIRO, Kleiton Linneker Barbosa |
Palavras-chave: | foguetec; brinquedo lúdico; foguete; leds; circuitos digitais; portas lógicas; aprendizado interativo; eletrônica; educação tecnológica; foguetec; educational toy; rocket; LEDs; digital circuits; logic gates; interactive learning; electronics; technological education. |
Data do documento: | 7-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O ensino de eletrônica e circuitos digitais pode ser desafiador para crianças devido à abstração dos conceitos teóricos. Diante disso, este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento do Foguetec, um brinquedo projetado para introduzir noções de eletrônica digital de forma lúdica e interativa. O brinquedo consiste em um quebra cabeça 3D que, ao ser montado corretamente, acende LEDs e ativa um sistema de contagem regressiva utilizando flip-flops J-K e portas lógicas, simulando o lançamento de um foguete. Para validar a proposta, foi desenvolvido um protótipo eletrônico em protoboard, permitindo testar o funcionamento dos circuitos. A metodologia incluiu pesquisa sobre brinquedos educacionais similares, projeto de circuito eletrônico, simulação no software Tinkercad e testes práticos com componentes físicos. Como resultado, foi possível demonstrar a previsão do projeto e seu potencial como ferramenta didática. O Foguetec diferencia-se de brinquedos existentes por integrar montagem física, circuitos digitais e gamificação, proporcionando um aprendizado interativo e integrado ao contexto tecnológico do Maranhão, onde está localizado o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). ___ABSTRACT Teaching electronics and digital circuits can be challenging for children due to the abstraction of theoretical concepts. In this context, this work presents the development proposal of Foguetec, a toy designed to introduce digital electronics concepts in a playful and interactive way. The toy consists of a 3D puzzle that, when correctly assembled, lights up LEDs and activates a countdown system using J-K flip flops and logic gates, simulating a rocket launch. To validate the proposal, an electronic prototype was developed on a protoboard, allowing the circuit's functionality to be tested. The methodology included research on similar educational toys, electronic circuit design, simulation using Tinkercad software, and practical tests with physical components. As a result, it was possible to demonstrate the feasibility of the project and its potential as a didactic tool. Foguetec stands out from existing toys by integrating physical assembly, digital circuits, and gamification, providing an interactive learning experience while being contextually aligned with the technological landscape of Maranhão, home to the Alcântara Launch Center (CLA). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9227 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kleiton_Linneker_Barbosa_Pinheiro.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.