Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9229
Título: Um aplicativo gamificado para estímulo ao tratamento adequado de resíduos sólidos
Título(s) alternativo(s): A gamified application to encourage the proper treatment of solid waste
Autor(es): SANTOS, Lorena de Jesus Viegas
MOURÃO, Osires Jullyo da Luz
Palavras-chave: resíduos sólidos;
aplicativo;
coleta seletiva;
gamificação;
sustentabilidade;
solid waste;
application;
selective collection;
gamification;
sustainability.
Data do documento: 13-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: aplicativos móveis representam uma combinação de tecnologia e comodidade, tornando-se uma ferramenta poderosa para a disseminação de informações de forma abrangente. O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros passos para o surgimento do aplicativo "RecoMPENSA" como uma estratégia para tornar o acesso à informação mais fácil e facilitar a adoção de práticas sustentáveis no âmbito da promoção de educação ambiental. O aplicativo é gamificado, com uma interface intuitiva, representativa e com informações de fontes confiáveis, incluindo profissionais municipais e fontes oficiais. A linguagem é de fácil compreensão, evitando termos técnicos. Fornece informações relevantes sobre serviços públicos no município, além de apresentar sua localização no mapa. Ademais, oferece orientações sobre temas relacionados ao meio ambiente. Espera-se que a introdução do app e as informações despertem novas discussões sobre a importância da usabilidade da gamificação e outras tecnologias na promoção do acesso à informação e na criação de hábitos que contribuam para melhorar a saúde, educação e bem-estar da população em geral.___ABSTACT: Mobile applications represent a combination of technology and convenience, becoming a powerful tool for the dissemination of information in a comprehensive manner. The objective of this article is to present the first steps towards the emergence of the "RecoMPENSA" application as a strategy to make access to information easier and facilitate the adoption of sustainable practices in the context of promoting environmental education. The application is gamified, with an intuitive, representative interface and with information from reliable sources, including municipal professionals and official sources. The language is easy to understand, avoiding technical terms. It provides relevant information about public services in the municipality, in addition to showing its location on the map. In addition, it offers guidance on topics related to the environment. It is expected that the introduction of the app and the information will spark new discussions about the importance of the usability of gamification and other technologies in promoting access to information and in creating habits that contribute to improving the health, education and well-being of the population in general.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9229
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga
TCCs de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena_de_Jesus_Viegas_Santos_Osires_Jullyo_da_Luz_Mourao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.