Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9236
Título: Relato de experiência: desafios e vivências no programa residência pedagógica.
Título(s) alternativo(s): Experience report: challenges and experiences in the pedagogical residency program.
Autor(es): PEREIRA, Aline Araújo
Palavras-chave: relato de experiência;
Imperatriz-MA;
vivências;
Programa Residência Pedagógica;
Ciências Humanas-Sociologia;
experience report;
Imperatriz-MA;
experiences;
Pedagogical Residency Program;
Human Sciences-Sociology.
Data do documento: 6-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato de experiência destacando os desafios e vivências enfrentados durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizado entre o período de novembro de 2022 a abril de 2024, especificamente no curso de Ciências Humanas com habilitação em Sociologia. O estudo ocorreu em duas escolas públicas estaduais de ensino médio, Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa e o Centro de Ensino Urbano Rocha, localizadas na cidade de Imperatriz MA. O objetivo principal foi apresentar os aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas, a percepção da realidade no ambiente educacional, as experiências de auxiliar docência na escola - campo e a formação teórica se retratando na prática. O relato foi desenvolvido por meio de uma abordagem fenomenológica, qualitativa e bibliográfica com foco na análise das experiências vividas durante o Programa de Residência Pedagógica. Para alcançar os métodos aqui proposto neste relato a pesquisa fundamenta-se nas referências de Lélia Gonzalez (1982,1988,1989,1990,1995), e no autor José Benevides Queiroz (2020), para discutir os temas de feminismo negro, desigualdade racial e suicídio negro trabalhados durante a primeira imersão do programa. Essas bases teóricas serão utilizadas para construir uma base de conhecimento, desenvolver um olhar crítico e analítico, dialogar com outros autores e pesquisadores, tirar conclusões contemporâneas, visando a obtenção de resultados significativos sobre o relato abordado.___ABSTRACT This Final Course Project presents an experiential report highlighting the challenges and experiences faced during participation in the Pedagogical Residency Program (PRP), conducted from November 2022 to April 2024, specifically in the course of Human Sciences with a specialization in Sociology. The study took place in two state public high schools, Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa and Centro de Ensino Urbano Rocha, located in the city of Imperatriz-MA. The main objective was to present the general aspects of the development of the activities carried out, the perception of reality in the educational environment, the experiences of assisting teaching in the school field, and the theoretical training reflected in practice. The report was developed through a phenomenological, qualitative and bibliographic approach focusing on the analysis of the experiences lived during the Pedagogical Residency Program. To achieve the methods proposed in this report, the research is based on the references of Lélia Gonzalez (1982, 1988, 1989, 1990, 1995), and the author José Benevides Queiroz (2020), to discuss the themes of black feminism, racial inequality and black suicide worked on during the first immersion of the program. These theoretical bases will be used to build a knowledge base, develop a critical and analytical perspective, dialogue with other authors and researchers, draw contemporary conclusions, aiming to obtain significant results about the report addressed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9236
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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