Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Danton Henrique de-
dc.date.accessioned2025-05-07T12:32:23Z-
dc.date.accessioned2025-05-07T12:32:27Z-
dc.date.available2025-05-07T12:32:23Z-
dc.date.available2025-05-07T12:32:27Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9238-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a narrativa épica de "Vinland Saga" como uma ferramenta de mediação pedagógico-filosófica sob a ótica da perspectiva do Es clarecimento kantiano. Visa-se aprofundar a compreensão dos estudantes da turma do terceiro ano de linguagens do Centro Educar Mais Nascimento de Morais em rela ção aos princípios filosóficos de autonomia de pensamento e uso da razão, tanto em situações públicas quanto privadas, com o intuito de promover a formação de uma consciência crítica nos estudantes. Através de uma abordagem bibliográfica e pes quisa-ação, pretende-se compreender a estrutura artística, literária e ideológica do mangá "Vinland Saga" de Makoto Yukimura, a partir dos dilemas ético-morais vividos pelo protagonista Thorfinn, estabelecendo relações com os temas do esclarecimento kantiano, como menoridade, maioridade e o uso público e privado da razão. O intuito básico é a tentativa de promover um ensino na área da Filosofia que seja mais pros pectivo utilizando uma mídia acessível para despertar o interesse dos(as) discentes em relação a essa disciplina. Nesta pesquisa utilizamos de uma abordagem metodo lógica de caráter fenomenológico no qual incidiu no diagnóstico observacional e na acurada escuta discursiva do corpo discente da Escola supracitada. __ ABSTRACT: This research aims to analyze the epic narrative of "Vinland Saga" as a tool for peda gogical-philosophical mediation from the perspective of Kantian Enlightenment. The goal is to deepen the understanding of third-year language students at Centro Educar Mais Nascimento de Morais regarding the philosophical principles of autonomy of thought and the use of reason, both in public and private situations, with the intention of fostering the development of a critical consciousness among students. Through a bibliographic approach and action research, the study seeks to understand the artistic, literary, and ideological structure of the manga "Vinland Saga" by Makoto Yukimura, based on the ethical and moral dilemmas faced by the protagonist Thorfinn, establish ing connections with the themes of Kantian Enlightenment, such as minority, maturity, and the public and private use of reason. The basic aim is to promote a more prospec tive philosophy education by using an accessible medium to stimulate students' inter est in this discipline. This research employs a phenomenological methodological ap proach, focusing on observational diagnostics and careful discursive listening to the student body of the aforementioned school.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectFilosofia;pt_BR
dc.subjectesclarecimento;pt_BR
dc.subjectKant;pt_BR
dc.subjectVinland Sagapt_BR
dc.subjectPhilosophy;pt_BR
dc.subjectenlightenment;pt_BR
dc.subjectKant;pt_BR
dc.subjectVinland Saga.pt_BR
dc.titleCrítica e Educação: Vinland Saga enquanto mediação didático-pedagógica de Filosofia mediante ao esclarecimento Kantianopt_BR
dc.title.alternativeCriticism and Education: Vinland Saga as a didactic-pedagogical mediation of Philosophy through Kantian enlightenmentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz
TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danton_Henrique_Melo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso469,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.