Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9243
Título: | Do conhecimento teórico à prática docente: um estudo sobre a importância do estágio supervisionado na formação do profissional da docência |
Título(s) alternativo(s): | From theoretical knowledge to teaching practice: a study on the importance of supervised internship in the training of teaching professionals |
Autor(es): | SANTOS, Jailson Glória dos |
Palavras-chave: | estágio supervisionado; Educação de Jovens e Adultos; formação de professores; prática docente; supervised internship; Youth and Adult Education. teacher training; teaching practice. |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência acerca do estágio supervisionado realizado no Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA) na cidade de Imperatriz- MA. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a importância do estágio supervisionado a partir da análise das oportunidades e desafios da prática docente numa instituição escolar que atende jovens e adultos. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se baseou em observação participante e análise documental do Projeto Político Pedagógico do CEJA. Os resultados evidenciaram a importância do estágio como um espaço de formação integral, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a construção da identidade profissional e a compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem. O estágio proporcionou aos estagiários a oportunidade de conhecer a realidade de uma escola que atende a uma comunidade com características socioeconômicas específicas, identificando os desafios e as potencialidades da educação de jovens e adultos. Além disso, permitiu analisar o papel do PPP como um instrumento norteador das ações pedagógicas da escola. A experiência revelou a necessidade de uma formação inicial mais adequada para os futuros professores, que os prepare para lidar com as especificidades da educação de jovens e adultos. Destacou-se a importância de uma gestão democrática e participativa, que envolva todos os membros da comunidade escolar na construção de um projeto educativo que atenda às necessidades dos alunos. Assim, consideramos o estágio supervisionado como uma etapa fundante na formação do profissional da docência por possibilitar uma profunda imersão no cotidiano do chão de sala de aula e compreensão das dificuldades e possibilidade do ato de ensinar.__Abstract: The present work is an experience report about the supervised internship carried out at the Youth and Adult Teaching Center (CEJA) in the city of Imperatriz-MA. The main objective of this work was to analyze the importance of the supervised internship from the analysis of the opportunities and challenges of the teaching practice in a school institution that serves young people and adults. The research is qualitative in nature, and was based on participant observation and documentary analysis of the CEJA Pedagogical Political Project. The results showed the importance of the internship as a space for integral training, promoting the development of pedagogical skills, the construction of professional identity and the understanding of the complexity of the teaching-learning process. The internship provided the interns with the opportunity to get to know the reality of a school that serves a community with specific socioeconomic characteristics, identifying the challenges and potentialities of youth and adult education. In addition, it allowed us to analyze the role of the PPP as a guiding instrument for the school's pedagogical actions. The experience revealed the need for a more adequate initial training for future teachers, which prepares them to deal with the specificities of youth and adult education. The importance of democratic and participatory management was highlighted, which involves all members of the school community in the construction of an educational project that meets the needs of students. We consider the supervised internship as a fundamental stage in the training of teaching professionals as it enables a deep immersion in the daily life of the classroom and understanding the difficulties and possibilities of teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9243 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jailson_Glaoria_dos_Santos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.