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http://hdl.handle.net/123456789/9245
Título: | Educação do campo: a Pedagogia da alternância como ferramenta prática para a formação humana dos estudantes da casa familiar rural de Coquelândia Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Rural education: the Pedagogy of alternation as a practical tool for the human development of students in the rural family home of Coquelândia, Maranhão |
Autor(es): | VIANA, Juvenal Gomes |
Palavras-chave: | Educação do campo; Pedagogia da alternância; formação humana; rural Education; Pedagogy of alternation; human formation. |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A presente investigação analisa a Pedagogia da Alternância como ferramenta para a formação humana dos estudantes da Casa Familiar Rural de Coquelândia, Maranhão. A pesquisa analisa a metodologia educacional aplicada no ensino do campo e sua contribuição para a permanência dos jovens nas áreas rurais. Para isso, realiza-se um resgate histórico da educação rural no Brasil, destacando suas transformações ao longo dos séculos e o impacto das políticas públicas na escolarização dos povos do campo. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos da Educação do Campo e nos princípios freireanos, especialmente os contidos em Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, que enfatizam a formação crítica e emancipatória dos estudantes. A metodologia adotada é a qualitativa, combinando revisão bibliográfica e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários a ex-alunos da Casa Familiar Rural de Coquelândia. Os dados coletados indicam que a Pedagogia da Alternância fomenta uma educação contextualizada, de maneira que os estudantes conciliem os conhecimentos escolares com a realidade do meio rural, contribuindo para sua autonomia e permanência no campo. Além disso, destaca-se a importância da participação comunitária e das parcerias institucionais na manutenção desse modelo educacional. Assim sendo, os resultados reforçam que a Pedagogia da Alternância é um instrumento importante para a formação integral dos estudantes, preparando-os para a cidadania ativa, bem como para com o próprio desenvolvimento de suas comunidades. Com isso, a pesquisa conclui que a pedagogia da alternância de fato é uma alternativa viável para a educação do campo, visto o fortalecimento das identidades rurais e a valorização dos saberes locais.__ABSTRACT: This research analyzes the Pedagogy of Alternation as a tool for the human development of students at the Casa Familiar Rural de Coquelândia, Maranhão. The study examines the educational methodology applied in rural education and its contribution to the retention of young people in rural areas. To achieve this, a historical review of rural education in Brazil is conducted, highlighting its transformations over the centuries and the impact of public policies on the schooling of rural populations. The theoretical framework is based on the concepts of Rural Education and Freirean principles, especially those found in Pedagogy of the Oppressed and Pedagogy of Autonomy, which emphasize students' critical and emancipatory formation. The methodology adopted is both quantitative and qualitative, combining a literature review with field research through the application of questionnaires to former students of the Casa Familiar Rural de Coquelândia. The collected data indicate that the Pedagogy of Alternation fosters a contextualized education, enabling students to integrate school knowledge with the realities of rural life, thus contributing to their autonomy and continued presence in the countryside. Additionally, the study highlights the importance of community participation and institutional partnerships in sustaining this educational model. Thus, the results reinforce that the Pedagogy of Alternation is an essential tool for the holistic education of students, preparing them for active citizenship and for the development of their own communities. Consequently, the research concludes that the Pedagogy of Alternation is indeed a viable alternative for rural education, as it strengthens rural identities and values local knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9245 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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