Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9246
Título: O papel do Educador/a Social na promoção da inclusão em espaço nãoescolares em Codó/MA
Título(s) alternativo(s): The role of the Social Educator in promoting inclusion in non-school spaces in Codó/MA
Autor(es): SILVA, Nailson Francisco da
Palavras-chave: Pedagogia Social;
Educação não-formal;
Educador/a social
Social Pedagogy;
Non-formal Education;
Social Educator
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas, desafios e contribuições dos/as educadores/as sociais, destacando a importância de suas estratégias para promover um ambiente mais inclusivo em contextos não formais. A análise foca especialmente no Projeto Monte Santo, localizado na cidade de Codó/MA, buscando identificar as abordagens adotadas pelos/as educadores/as sociais para facilitar o acesso e a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Este estudo contribui para a compreensão do papel transformador da educação social na promoção da inclusão e no fortalecimento da cidadania, assim como afirmam Freire (2019), que destaca a educação como um processo de libertação e transformação social; Pacheco (2014), que defende a importância do educador social na construção de práticas inclusivas em contextos não formais; e Nóvoa (2019), que enfatiza o papel do educador como mediador do conhecimento e da inclusão social. Juntos, esses autores e essa pesquisa oferecem uma compreensão sobre a função transformadora da educação e a importância de práticas inclusivas e conscientes para o fortalecimento da cidadania e o enfrentamento das desigualdades sociais. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em observação participante, na qual o pesquisador se inseriu no ambiente da instituição, participando das atividades educativas e documentando as interações entre educadores/as e participantes. Os resultados indicam que os educadores sociais aplicam diversas estratégias para promover a inclusão, como a adaptação de metodologias e a criação de um ambiente acolhedor. No entanto, também foram observados desafios significativos, como a escassez de recursos e a persistente discriminação social. Conclui-se que a presença do/a educador/a social é essencial para a promoção de uma sociedade mais inclusiva, sendo fundamental a melhoria da formação desses profissionais e a eficácia das práticas educativas fora do ambiente escolar.
Descrição: The research aims to investigate the practices, challenges, and contributions of social educators, highlighting the importance of their strategies in promoting a more inclusive environment in non-formal contexts. The analysis focuses particularly on the Monte Santo Project, located in the city of Codó/MA, seeking to identify the approaches adopted by social educators to facilitate access and participation for people in vulnerable situations. This study contributes to the understanding of the transformative role of social education in promoting inclusion and strengthening citizenship, as highlighted by Freire (2019), who emphasizes education as a process of liberation and social transformation; Pacheco (2014), who advocates the importance of the social educator in building inclusive practices in non-formal contexts; and Nóvoa (2019), who stresses the educator's role as a mediator of knowledge and social inclusion. Together, these authors and this research offer an understanding of the transformative function of education and the importance of inclusive and conscious practices for strengthening citizenship and addressing social inequalities. The methodology used is qualitative, based on participant observation, in which the researcher immersed themselves in the institution’s environment, participating in educational activities and documenting the interactions between educators and participants. The results indicate that social educators apply various strategies to promote inclusion, such as adapting methodologies and creating a welcoming environment. However, significant challenges were also observed, such as resource scarcity and persistent social discrimination. It is concluded that the presence of the social educator is essential for promoting a more inclusive society, with improvements in the training of these professionals and the effectiveness of educational practices outside the school environment being crucial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9246
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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