Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9247
Título: | Mídias na educação: propostas pedagógicas desenvolvidas no Centro de Ensino Educa Mais Nascimento de Moraes |
Título(s) alternativo(s): | Media in education: pedagogical proposals developed at the Educa Mais Nascimento de Moraes Teaching Center |
Autor(es): | MACÊDO, Kárita Maria Madalena Silva |
Palavras-chave: | residência pedagógica; TIC’s; Educação; Sociologia; pedagogical residency; ICTs; Education; Sociology. |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O relatório apresenta a experiência de uma bolsista residente no programa de Residência Pedagógica (RP) entre 2022 e 2024, durante o curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (LCH/Sociologia) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de mídias em sala de aula e outras aprendizagens resultantes da residência, com base nas contribuições de autores como Belloni (2009), Bévort e Belloni (2009), Silva e Bodart (2015), Carniel e Thomaz (2021), Baruffi (2022), entre outros. Minhas atividades foram realizadas no Centro de Ensino Educa Mais Nascimento de Moraes, de modo presencial e remoto, em decorrência da carência de infraestrutura apropriada da escola com a introdução do novo modelo de Ensino Integral. Assim, a elaboração dos planos de atividades sofreu constantes modificações, proporcionando vivências enriquecedoras tanto para alunos quanto para supervisores e residentes, sempre com a intenção de adotar metodologias ativas e passivas nas interações entre Preceptores e Residentes. Além disso, participei de várias reuniões programáticas na Instituição Federal para discutir as condições de ensino e a construção de uma prática docente mais efetiva, criando um programa integrado que contemplasse tanto a prática quanto a teoria, com vistas a estabelecer uma sólida base profissional para a docência. ABSTRACT: The report presents the experience of a resident fellow in the Pedagogical Residency (RP) program between 2022 and 2024, during the Bachelor's Degree in Human Sciences/Sociology (LCH/Sociology) at the Federal University of Maranhão (UFMA), Imperatriz Campus. This work aims to reflect on the use of media in the classroom and other learning resulting from the residency, based on the contributions of authors such as Belloni (2009), Bévort and Belloni (2009), Silva and Bodart (2015), Carniel and Thomaz (2021), Baruffi (2022), among others. My activities were carried out at the Educa Mais Nascimento de Moraes Teaching Center, in person and remotely, due to the school's lack of appropriate infrastructure with the introduction of the new Comprehensive Education model. Thus, the development of activity plans underwent constant changes, providing enriching experiences for students, supervisors, and residents, always with the intention of adopting active and passive methodologies in interactions between Preceptors and Residents. In addition, I participated in several programmatic meetings at the Federal Institution to discuss teaching conditions and the construction of a more effective teaching practice, creating an integrated program that contemplated both practice and theory, with a view to establishing a solid professional foundation for teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9247 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karita_Maria_Madalena_Macedo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 762,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.