Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9248
Título: "EDUCAÇÃO DO CAMPO E SALAS MULTISSERIADAS: Uma revisão bibliográfica"
Título(s) alternativo(s): "RURAL EDUCATION AND MULTI-GRADE CLASSROOMS: A bibliographical review"
Autor(es): BIATO, João Gabriel do Nascimento
Palavras-chave: Educação do campo;
Ensino aprendizagem;
Salas Multisseriadas
Rural education;
Teaching and learning;
Multi-grade classrooms
Data do documento: 24-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O estudo apresentado faz uma reflexão em salas multisseriadas na Educação do Campo. Essa modalidade de ensino é diferenciada na estrutura de funcionamento, a qual leva em consideração a realidade local da comunidade escolar e seus valores. O objetivo do estudo foi discutir o contexto da Educação do Campo em salas multisseriadas com foco no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica, a qual, de acordo com Gil (2002), entende-se a leitura, a análise e a interpretação de material de referência da área. Os principais autores que deram suporte para a construção do trabalho foram: Cavalcante (2010) Davis e Gatti (1993), Caldart, (2008), Freire (2011) e outros. Os resultados obtidos apontam que mesmo com algumas mudanças e direitos assistidos para a Educação do Campo em salas multisseriadas, se faz necessário mais investimentos e desenvolvimento de políticas públicas para prover melhores condições de acesso aos saberes escolares, bem como o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. As considerações finais apontam que essa modalidade de ensino requer atenção e condições acessíveis para melhor progresso, o que é de direito de todo cidadão.
Descrição: The study presented here reflects on multi-grade classrooms in Rural Education. This teaching modality is differentiated in its operating structure, which takes into account the local reality of the school community and its values. The objective of the study was to discuss the context of Rural Education in multi-grade classrooms with a focus on the teaching-learning process. The methodology used consists of a bibliographic review, which, according to Gil (2002), is understood as the reading, analysis and interpretation of reference material in the area. The main authors who provided support for the construction of the work were: Cavalcante (2010), Davis and Gatti (1993), Caldart, (2008), Freire (2011) and others. The results obtained indicate that even with some changes and rights granted to Rural Education in multi-grade classrooms, more investment and development of public policies are needed to provide better conditions for access to school knowledge, as well as the development of the teaching and learning process. The final considerations indicate that this type of education requires attention and accessible conditions for better progress, which is the right of every citizen.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9248
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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