Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9249
Título: | A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN EDUCATION: Challenges and possibilities |
Autor(es): | SOUSA, Jaciara Moraes de |
Palavras-chave: | Escola; deficiência; inclusão School; disability; inclusion |
Data do documento: | 21-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A inserção de estudantes com deficiência no ambiente escolar é, sem dúvida, uma das maiores dificuldades da sociedade no contexto atual. Fortalecida nos anos 70, ela engloba muito mais que a pessoa com deficiência, compreende também os vínculos familiares, o campo educacional e a sociedade. A escola deve, portanto, instigar o processo de inclusão desses educandos no contexto das classes comuns, em que a maioria dos educandos, não apresenta deficiências. Desta maneira, a questão problematizadora desta pesquisa é: quais os desafios e possibilidades da inclusão de estudantes com deficiência na escola pública? Para tanto o objetivo deste presente trabalho é analisar a inclusão de estudantes com deficiência na educação pública, discutindo os desafios e as possibilidades. O estudo enfatiza as condições que os educandos estabelecem com seus docentes e colegas de classe da rede de ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, cujo procedimento é bibliográfico, com vista a analisar os processos de inserção dos educandos com deficiência na escola pública. Os principais teóricos que embasam este estudo são Mantoan (2015), Sassaki (2008) e Stainback & Stainback (1999). Como resultado deste estudo têm-se que o processo de inclusão de estudantes com deficiência ainda enfrenta desafios no âmbito escolar, ainda que exista uma legislação que garanta tal direito, que se efetiva, também com a formação docente, a adaptação da infraestrutura, a consolidação de redes de apoio e o atendimento educacional especializado. |
Descrição: | The inclusion of students with disabilities in the school environment is, without a doubt, one of the greatest difficulties facing society in the current context. Strengthened in the 70s, it encompasses much more than people with disabilities, it also includes family ties, the educational field and society. The school must, therefore, instigate the process of inclusion of these students in the context of common classes, in which the majority of students do not have disabilities. Therefore, the problematizing question of this research is: what are the challenges and possibilities of including students with disabilities in education? Therefore, the objective of this present work is to analyze the inclusion of students with disabilities in public education, discussing the challenges and possibilities. The study emphasizes the conditions that students establish with their teachers and classmates in the education network. This is a descriptive research, whose procedure is bibliographic, with a view to analyzing the processes of insertion of students with disabilities in public schools. The main theorists supporting this study are Mantoan (2015), Sassaki (2008) and Stainback & Stainback (1999). As a result of this study, the process of inclusion of students with disabilities still faces challenges in the school environment, even though there is legislation that guarantees this right, which is effective, also with teacher training, the adaptation of infrastructure, the consolidation support networks and specialized educational services. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9249 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACIARA MORAES DE SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 650,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.