Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9250
Título: | CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Tessituras construídas a partir do programa residência pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | CONTRIBUTIONS OF DIGITAL GAMES TO LEARNING TO READ AND WRITING IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: Textures constructed from the pedagogical residency program |
Autor(es): | RODRIGUES, Maria Eduarda Mesquita |
Palavras-chave: | Leitura e escrita; Letramento digital; Jogos digitais; Relato de experiências Reading and writing; Digital literacy; Digital games; Experience report |
Data do documento: | 14-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo configurou-se em uma pesquisa sobre o uso dos jogos digitais enquanto recurso no processo de aprendizagem da leitura e escrita, realizando uma análise através do relato de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Educação (MEC), tendo como foco o com o subprojeto “letrar: letras e números” do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – Centro de Ciências de Codó, que proporcionou uma interação com os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo central da pesquisa busca analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental a partir das experiências vivenciadas como bolsista/residente do PRP. Para fundamentar as discussões e análises do tema de pesquisa, foram abordados alguns autores como Ferreiro e Teberosky (1984), que apontam sobre a psicogênese da língua escrita; Soares (2005), que traz o conceito da leitura e escrita na perspectiva do letramento; Dudeney et al. (2016), que abordam sobre os letramentos digitais, sendo um deles, o letramento em jogos; e dentre outros. Para tanto, a metodologia empregada foi a observação participante de caráter descritivo, reflexivo e analítico, conduzido pelo estilo em que o pesquisador vivenciou durante a pesquisa, registrando diários de campos, relatórios e dentre outros para a análise dos dados. Com base nos resultados alcançados com essa pesquisa foi possível constatar que muitos são os desafios enfrentados pela escola no que diz respeito à formação de um indivíduo letrado, que atenda às demandas sociais da leitura e escrita. Quanto ao uso dos jogos digitais, percebemos que desempenham um papel relevante na aprendizagem da leitura e da escrita, ao possibilitar plataformas interativas e envolventes em que as crianças aprendam de forma lúdica com o auxílio das tecnologias educacionais. |
Descrição: | This study is configured as research on the use of digital games as a resource in the process of learning reading and writing, conducting an analysis through the report of experiences lived within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP), provided by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Ministry of Education (MEC). The focus was on the subproject “lettering: letters and numbers” of the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão – Codó Science Center, which enabled interaction with the early years of elementary education in the municipal school network. The main objective of the research is to analyze the contributions of digital games to the learning of reading and writing in the early years of elementary education, based on the experiences lived as a PRP scholarship holder/resident. The theoretical foundation of this study includes Ferreiro and Teberosky (1984), who discuss the psychogenesis of written language; Soares (2005), who explores reading and writing from the perspective of literacy; and Dudeney et al. (2016), who address digital literacies, including gaming literacy, among other relevant authors. The methodology adopted was participant observation, with a descriptive, reflective, and analytical approach, in which the researcher directly experienced the research environment, recording observations in field diaries, reports, and other documents for data analysis. The findings indicate that schools face numerous challenges in fostering literate individuals capable of meeting the social demands of reading and writing. Regarding the use of digital games, the study reveals that they play a key role in reading and writing acquisition, offering interactive and engaging platforms that enable children to learn in a playful way, supported by educational technologies. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9250 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA EDUARDA MESQUITA RODRIGUES.pdf | TCC de Graduação | 274,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.