Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9251
Título: | O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS |
Título(s) alternativo(s): | THE ROLE OF PLAY IN THE COGNITIVE DEVELOPMENT OF CHILDREN AGED 4 TO 6 |
Autor(es): | NASCIMENTO, Silvanira dos Santos |
Palavras-chave: | brincar; desenvolvimento cognitivo; educação infantil; habilidades cognitivas; aprendizagem lúdica play; cognitive development; early childhood education; cognitive skills; playful learning |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo de crianças de 4 a 6 anos. A metodologia baseia-se em uma revisão integrativa da literatura, incluindo estudos recentes sobre o impacto de diferentes tipos de brincadeiras – como jogos de faz-de-conta, atividades com regras e brincadeiras livres – no desenvolvimento cognitivo infantil. Os resultados revelam que o brincar estruturado contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas, enquanto o brincar livre promove a autonomia e a criatividade. Conclui-se que o brincar é uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento integral, recomendando-se sua incorporação nas práticas educacionais de modo equilibrado e que respeite as necessidades das crianças. |
Descrição: | This study analyzes the role of play in the cognitive development of children aged 4 to 6, highlighting its contributions to skills such as memory, attention, language, and problemsolving. The methodology is based on an integrative literature review, including recent studies on the impact of different types of play—such as pretend play, structured activities, and free play—on children's cognitive development. Results reveal that structured play contributes to specific skill development, while free play fosters autonomy and creativity. It is concluded that play is an essential pedagogical tool for holistic development, and its balanced incorporation in educational practices is recommended to respect children's developmental needs. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9251 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvanira dos Santos Nascimento.pdf | TCC de Graduação | 257,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.