Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Silvanira dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:34:38Z-
dc.date.available2025-05-07T17:34:38Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9251-
dc.descriptionThis study analyzes the role of play in the cognitive development of children aged 4 to 6, highlighting its contributions to skills such as memory, attention, language, and problemsolving. The methodology is based on an integrative literature review, including recent studies on the impact of different types of play—such as pretend play, structured activities, and free play—on children's cognitive development. Results reveal that structured play contributes to specific skill development, while free play fosters autonomy and creativity. It is concluded that play is an essential pedagogical tool for holistic development, and its balanced incorporation in educational practices is recommended to respect children's developmental needs.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é analisar o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo de crianças de 4 a 6 anos. A metodologia baseia-se em uma revisão integrativa da literatura, incluindo estudos recentes sobre o impacto de diferentes tipos de brincadeiras – como jogos de faz-de-conta, atividades com regras e brincadeiras livres – no desenvolvimento cognitivo infantil. Os resultados revelam que o brincar estruturado contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas, enquanto o brincar livre promove a autonomia e a criatividade. Conclui-se que o brincar é uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento integral, recomendando-se sua incorporação nas práticas educacionais de modo equilibrado e que respeite as necessidades das crianças.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectbrincar;pt_BR
dc.subjectdesenvolvimento cognitivo;pt_BR
dc.subjecteducação infantil;pt_BR
dc.subjecthabilidades cognitivas;pt_BR
dc.subjectaprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectplay;pt_BR
dc.subjectcognitive development;pt_BR
dc.subjectearly childhood education;pt_BR
dc.subjectcognitive skills;pt_BR
dc.subjectplayful learningpt_BR
dc.titleO PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOSpt_BR
dc.title.alternativeTHE ROLE OF PLAY IN THE COGNITIVE DEVELOPMENT OF CHILDREN AGED 4 TO 6pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvanira dos Santos Nascimento.pdfTCC de Graduação257,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.