Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9253
Título: O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE E PERCURSOS AUTOBIOGRÁFICOS
Título(s) alternativo(s): DRAWING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: PEDAGOGICAL PRACTICE, TEACHER TRAINING AND AUTOBIOGRAPHICAL PATHS
Autor(es): AMORIM, Georgia Beatriz Alves Ribeiro de
Palavras-chave: desenho;
educação infantil;
formação inicial docente;
método autobiográfico;
perspectiva histórico-cultural
drawing;
early childhood education;
initial teacher training;
autobiographical method;
historical-cultural perspective
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância do desenho na educação infantil, investigando seu papel como prática pedagógica e recurso para a formação inicial docente. Por meio do método autobiográfico, analisa-se minha trajetória profissional, conectando experiências individuais às práticas pedagógicas e às questões formativas do curso de pedagogia. A pesquisa se fundamenta na perspectiva histórico-cultural, com base em autores como Vygotsky (1984), que reconhece o desenho como uma atividade simbólica essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, e Piaget (1976), que destaca sua função na organização do pensamento infantil. O estudo apresenta contribuições relevantes para o campo educacional ao evidenciar como o desenho pode ser incorporado de forma significativa à educação infantil, promovendo um ambiente inclusivo e criativo que favorece o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, ressalta a importância do relato autobiográfico na formação docente, permitindo reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas e fortalecendo a relação entre teoria e prática.
Descrição: This study aims to understand the importance of drawing in early childhood education, investigating its role as a pedagogical practice and resource for initial teacher training. Using the autobiographical method, my professional trajectory is analyzed, connecting individual experiences to pedagogical practices and the formative issues of the pedagogy course. The research is based on the historical-cultural perspective, based on authors such as Vygotsky (1984), who recognizes drawing as an essential symbolic activity for the cognitive, emotional and social development of children, and Piaget (1976), who highlights its role in organizing children's thinking. The study presents relevant contributions to the educational field by showing how drawing can be significantly incorporated into early childhood education, promoting an inclusive and creative environment that favors the integral development of children. Furthermore, it highlights the importance of autobiographical accounts in teacher training, allowing critical reflections on pedagogical practices and strengthening the relationship between theory and practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9253
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORGIA BEATRIZ ALVES RIBEIRO DE AMORIM.pdfTCC de Graduação509,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.