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http://hdl.handle.net/123456789/9255
Título: | DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL NO CMEI VERÁ LÚCIA SIMÃO SALEM |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES AND EXPERIENCES IN THE EDUCATIONAL MANAGEMENT INTERNSHIP AT CMEI YOU WILL SEE LÚCIA SIMÃO SALEM RETOS Y EXPERIENCIAS EN LA PRÁCTICA DE GESTIÓN EDUCATIVA EN CMEI VERÁS A LUCIA SIMAO SALEM |
Autor(es): | SANTOS, Arleane Machado |
Palavras-chave: | gestão educacional; estágio supervisionado; educação infantil; segurança escolar; participação comunitária educational management; supervised internship; early childhood education; school safety; community participation gestión educativa; práctica supervisada; educación infantil; seguridad escolar; participación comunitaria |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A gestão educacional desempenha um papel essencial na organização das instituições de ensino, especialmente na educação infantil, em que a administração deve garantir não apenas a qualidade do ensino, mas também um ambiente seguro e acolhedor. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão educacional no CMEI Verá Lúcia Simão Salem, em Codó-MA. A pesquisa se justifica pela necessidade de compreender as dificuldades enfrentadas pela gestão escolar e as possibilidades de intervenção para fortalecer a segurança e a participação comunitária. A metodologia utilizada foi a observação participante, permitindo acompanhar a rotina administrativa da escola e identificar problemas estruturais, como a vulnerabilidade do espaço físico e a dificuldade de engajamento da comunidade na tomada de decisões. Como resultado, foi elaborada uma proposta de intervenção para reforçar a segurança escolar por meio da mobilização da comunidade e da gestão democrática. Conclui-se que o envolvimento da comunidade escolar é fundamental para a implementação de melhorias e que a experiência do estágio contribuiu para uma compreensão mais aprofundada dos desafios da gestão educacional. |
Descrição: | Educational management plays a crucial role in the organization of educational institutions, especially in early childhood education, where administration must ensure not only the quality of teaching but also a safe and welcoming environment. Thisstudy aims to analyze the challenges and experiences encountered during the supervised internship in educational management at CMEI Verá Lúcia Simão Salem, in Codó-MA. The research is justified by the need to understand the difficulties faced by school management and the possibilities for intervention to strengthen security and community participation. The methodology used was participant observation, allowing for close monitoring of the school's administrative routine and the identification of structural problems, such as the vulnerability of the physical space and the challenge of engaging the community in decision-making processes. As a result, an intervention proposal was developed to enhance school safety through community mobilization and democratic management. It is concluded that community involvement is essential for implementing improvements and that the internship experience contributed to a deeper understanding of the challenges of educational management.__________La gestión educativa desempeña un papel fundamental en la organización de las instituciones de enseñanza, especialmente en la educación infantil, donde la administración debe garantizar no solo la calidad de la enseñanza, sino también un entorno seguro y acogedor. Este estudio tiene como objetivo analizar los desafíos y experiencias vividas durante la práctica supervisada en gestión educativa en el CMEI Verá Lúcia Simão Salem, en Codó-MA. La investigación se justifica por la necesidad de comprender las dificultades enfrentadas por la gestión escolar y las posibilidades de intervención para fortalecer la seguridad y la participación comunitaria. La metodología utilizada fue la observación participante, lo que permitió un seguimiento cercano de la rutina administrativa de la escuela y la identificación de problemas estructurales, como la vulnerabilidad del espacio físico y la dificultad de involucrar a la comunidad en los procesos de toma de decisiones. Como resultado, se desarrolló una propuesta de intervención para mejorar la seguridad escolar a través de la movilización de la comunidad y la gestión democrática. Se concluye que la participación de la comunidad es esencial para la implementación de mejoras y que la experiencia de la práctica supervisada contribuyó a una comprensión más profunda de los desafíos de la gestión educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9255 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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ARLEANE MACHADO SANTOS.PDF | TCC de Graduação | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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