Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9256
Título: | Pétala tecnologia e educação: uma análise do uso das TICS no processo de ensino e aprendizagem por professores e alunos de uma escola da rede municipal de Imperatriz- Ma |
Título(s) alternativo(s): | Petal technology and education: an analysis of the use of ICT in the teaching and learning process by teachers and students of a municipal school in Imperatriz-Ma |
Autor(es): | AIRES, Lourença |
Palavras-chave: | tecnologia na Educação; TIC; escola pública; ensino e aprendizagem; technology in Education; ICT; public school; teaching and learning. |
Data do documento: | 24-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo mostra a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em uma escola de rede municipal. O objetivo é descrever como professores e alunos interagem com essas tecnologias, analisando desafios, benefícios e impactos no contexto educacional. A experiência foi desenvolvida a partir da participação direta em sala de aula e por meio de questionário analisando as práticas pedagógicas. Observou-se que o uso das TIC favorece o engajamento dos alunos, facilita o acesso à informação e amplia as possibilidades de ensino. No entanto, também foram identificadas dificuldades, como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de capacitação docente. Conclui-se que, apesar dos desafios, a integração da tecnologia na rede municipal pode contribuir significativamente para um aprendizado mais inovador e acessível, desde que acompanhada de investimentos e suporte pedagógico adequado.___ABSTRACT This article shows the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning process in a municipal school. The objective is to describe how teachers and students interact with these technologies, analyzing challenges, benefits and impacts in the educational context. The experience was developed based on direct participation in the classroom and through a questionnaire analyzing pedagogical practices. It was observed that the use of ICT favors student engagement, facilitates access to information and expands teaching possibilities. However, difficulties were also identified, such as the lack of adequate infrastructure and the need for teacher training. It is concluded that, despite the challenges, the integration of technology in the municipal network can contribute significantly to more innovative and accessible learning, as long as it is accompanied by investments and adequate pedagogical support. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9256 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lourenca_Aires_Petala.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 651,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.