Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9257
Título: | GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência do estágio curricular em gestão e coordenação escolar em uma escola municipal de Codó-MA. |
Título(s) alternativo(s): | SCHOOL MANAGEMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Experience of curricular internship in school management and coordination in a municipal school in Codó-MA. |
Autor(es): | MOHANA, Caroline Feitosa |
Palavras-chave: | Contexto escolar; Gestão democrática; Educação infantil; Estágio supervisionado School context; Democratic management; Early childhood education; Supervised internship |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esta pesquisa trata da gestão escolar na educação infantil, tendo como foco, um relato de experiência a partir do estágio curricular em gestão e coordenação escolar, cujo objetivo foi analisar como acontece o trabalho de gestão em uma escola de educação infantil no município de Codó/MA. Fundamentamos teoricamente esse estudo em autores como: Paro (2001); Oliveira (2013); Libâneo (2004, 2013; 2018); Freire (1996); Luck (2009); Gadotti (2012), dentre outros. Consideramos este estudo de abordagem qualitativa, trata-se ainda de estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual aborda a vivência do estágio supervisionado em gestão escolar. Pudemos constatar que, apesar dos avanços históricos já alcançados em relação à gestão escolar, em especial no que concerne às políticas educacionais de estímulos aos processos democráticos, ainda existem desafios estruturais e culturais a serem enfrentados para que a gestão democrática se torne uma realidade consolidada na educação infantil. Para isso, é fundamental investir na formação dos gestores, estimular práticas participativas e promover uma articulação mais eficaz entre a escola e a comunidade. Dessa forma, a gestão escolar poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. |
Descrição: | This research deals with school management in early childhood education, focusing on an experience report from the curricular internship in school management and coordination, whose objective was to analyze how management work takes place in an early childhood education school in the city of Codó/MA. We theoretically based this study on authors such as: Paro (2001); Oliveira (2013); Libâneo (2004, 2013; 2018); Freire (1996); Luck (2009); Gadotti (2012), among others. We consider this study to have a qualitative approach, it is also a descriptive study of the experience report type, which addresses the experience of the supervised internship in school management. We were able to verify that, despite the historical advances already achieved in relation to school management, especially with regard to educational policies to stimulate democratic processes, there are still structural and cultural challenges to be faced so that democratic management becomes a consolidated reality in early childhood education. To achieve this, it is essential to invest in training managers, encourage participatory practices and promote more effective coordination between schools and the community. In this way, school management can contribute significantly to the comprehensive development of children. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9257 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINE FEITOZA MOHANA.pdf | TCC de Graduação | 619,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.