Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9258
Título: O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): PLAY AND ITS CONTRIBUTIONS TO PEDAGOGICAL PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autor(es): SILVA, Maria Regina Nascimento
Palavras-chave: aprendizagem significativa;
desenvolvimento infantil;
estratégias lúdicas;
educação infantil;
práticas pedagógicas
meaningful learning;
child development;
playful strategies;
child education;
pedagogical practices
Data do documento: 2-Abr-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo analisa de que forma as práticas pedagógicas lúdicas contribuem para a Educação Infantil e para o desenvolvimento integral das crianças. Para fundamentação teórica acessamos os estudos de Kishimoto (1996), Piaget (1998) e Froebel (2001). A pesquisa foi realizada na Escola Municipal CMEI Lúcia Maria Bayma Araújo, localizada no município de Codó, interior do Maranhão, durante os meses de março a junho de 2022, com duas professoras do Pré I (crianças de 4 a 5 anos) e Pré II (5 a 6 anos). Adotamos uma abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, a metodologia envolveu revisão bibliográfica, pesquisa de campo e Análise de Conteúdo (Bardin, 2019). Os resultados revelaram que as professoras reconhecem a importância do lúdico no ensino, aplicando diversas estratégias como brincadeiras, jogos e contação de histórias. Elas percebem o lúdico como essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças. As práticas lúdicas são amplamente utilizadas na escola, proporcionando momentos de aprendizagem significativos e divertidos. Evidencia-se que o lúdico desempenha um papel fundamental nas práticas pedagógicas da Educação Infantil promovendo um ambiente educativo estimulante e favorecendo o desenvolvimento pleno das crianças.
Descrição: This study investigates the contribution of playful pedagogical practices to Early Childhood Education and the holistic development of children. The theoretical framework draws upon the studies of Kishimoto (1996), Piaget (1998), and Froebel (2001). A qualitative, descriptive, and applied research approach was employed, conducted at the Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) Lúcia Maria Bayma Araújo in Codó, Maranhão, from March to June 2022. Participants included two teachers from Pre-I (4-5 year olds) and Pre-II (5-6 year olds). The methodology involved a literature review, field research, and Content Analysis (Bardin, 2019). The findings revealed that the teachers acknowledge the significance of play in teaching, implementing various strategies such as games, storytelling, and playful activities. They perceive play as essential for the cognitive, emotional, social, and motor development of children. Playful practices are widely utilized at the school, providing significant and enjoyable learning experiences. The study highlights the fundamental role of play in Early Childhood Education pedagogical practices, fostering a stimulating educational environment and promoting the full development of children.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9258
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Regina Nascimento Silva.pdfTCC de Graduação569,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.