Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Kaline Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T18:24:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T18:24:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9259 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados da prática pedagógica de estágio curricular obrigatório na área da Filosofia realizado no Ensino Médio, no período letivo de 2022.2, como requisito obrigatório para a integralização do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia, do Centro de Ciências de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Tem como objetivo relatar as experiências observadas da prática docente com uso de metodologias oriundas do método ativo de aprendizagem durante as atividades curriculares de estágio. Será retratada a escola como campo de estágio, relacionando com o que está presente no Projeto Político Pedagógico- PPP. Além disso, será destacado o uso do método ativo GV/GO como estratégia de ensino para a disciplina de filosofia. Por último, serão apontados os métodos ativos de aprendizagem para o ensino de filosofia disponíveis no Documento Curricular do Território Maranhense- DCTMA.__ABSTRACT: This work presents the results of the pedagogical practice of a mandatory curricular internship in the area of Philosophy carried out in High School in the 2022 academic period. Maranhão UFMA. It aims to report the observed experiences of teaching practice using methodologies derived from the active learning method during internship curricular activities. The school will be portrayed as an internship field, relating it to what is present in the Pedagogical Political Project - PPP. Furthermore, the use of the active GV/GO method will be highlighted as a teaching strategy for the philosophy subject. Finally, the active learning methods for teaching philosophy available in the Curriculum Document of the Maranhense Territory - DCTMA will be highlighted. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | estágio; | pt_BR |
dc.subject | Filosofia; | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | metodologia ativa; | pt_BR |
dc.subject | internship; | pt_BR |
dc.subject | Philosophy; | pt_BR |
dc.subject | teaching-learning; | pt_BR |
dc.subject | active methodology. | pt_BR |
dc.title | O uso de metodologia ativa no ensino de Filosofia de uma escola pública da cidade de imperatriz | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of active methodology in the teaching of Philosophy in a public school in the city of Imperatriz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Kaline_Nascimento_de_Oliveria.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 742,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.