Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Vittor Emannoel Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T19:12:59Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T19:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9266 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A partir de minha participação no projeto de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Maranhão, pela CAPES, no período de novembro de 2022 a abril de 2024, e do meu relato de experiência na escola Dorgival Pinheiro de Sousa, que está situada no município de Imperatriz - Maranhão, resolvi expandir a abordagem onde inicialmente eu era o meu próprio objeto de estudo, para compreender se a minha experiência no campo da docência correspondia as experiências dos docentes em formação. Portanto, visamos com este trabalho atribuir novos arcabouços teóricos, na medida que nos aprofundamos nas questões fundamentais que foram experienciadas e comentadas entre os residentes ao longo do projeto, desta vez buscando compreender a relação dos docentes em formação com a sala de aula, as inseguranças, ansiedades e as expectativas com a profissão. A estrutura física, material e pessoal da escola também será alvo de análises.Tentaremos fazer um paralelo com a situação dos docentes que já atuam na docência e têm mais experiências. Utilizaremos para isso bibliografias de apoio epistemológico e também questionários produzidos e pensados para serem trabalhados a partir da história oral, por compreendermos que esta metodologia a qual lançamos mão nos possibilita obter respostas relevantes.___ABSTRACT: Parting from my participation in the Pedagogical Residency project at the Federal University of Maranhão, through CAPES, from November 2022 to April 2024, and my experience report at the Dorgival Pinheiro de Sousa school, which is located in the municipality of Imperatriz - Maranhão. I decided to expand the approach where initially I was my own object of study, to understand whether my experience in the field of teaching corresponded to the experiences of teachers in training. Therefore, with this work we aim to attribute new theoretical frameworks, as we delve deeper into the fundamental issues that were experienced and commented on among residents throughout the project, this time seeking to understand the relationship between teachers in training and the classroom, the insecurities , anxieties and expectations regarding the profession. The structure, material and the personnel of the school will also be the subject of analysis. We will try to draw a parallel with the situation of teachers who already work in teaching and have more experience. For this purpose, we will use bibliographies for epistemological support and also questionnaires produced and designed to be worked on from oral history, as we understand that this methodology we use allows us to obtain relevant answers. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | relato de experiência; | pt_BR |
dc.subject | docente em formação; | pt_BR |
dc.subject | ansiedade; | pt_BR |
dc.subject | experience report; | pt_BR |
dc.subject | teacher in training; | pt_BR |
dc.subject | anxiety. | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência participativa: uma análise da infraestrutura escolar, dos processos educacionais e dos problemas na formação docente. | pt_BR |
dc.title.alternative | Report of participatory experience: an analysis of school infrastructure, educational processes and problems in teacher training. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vittor_Emannoel_Silva_de_Sousa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.