Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Wires Costa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T19:23:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T19:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9270 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa considerou a temática do gênero como eixo principal. Temos como objetivo compreender o entendimento que jovens maranhenses têm sobre as desigualdades de gênero. Preocupa-nos entender: a) se os e as jovens fazem presentes nas discussões sobre o movimento feminista. b) identificar os instrumentos por meios os quais eles e elas acessam tal a discussão. Para alcançar os resultados primeiramente foi feita uma sistematização da produção acadêmica sobre gênero, em particular sobre feminismo. Em seguida foi aplicado questionário com uma metodologia quantitativa e exploratória para análise das respostas, com algumas perguntas de identificação das/os entrevistadas/os para jovens do ensino médio de idade entre 14 e 20 anos em duas escolas públicas no sudoeste do Maranhão. Numa terceira etapa foram realizadas entrevistas com estudantes selecionados na etapa de questionários, as entrevistas tinham como propósito aprofundar algumas das questões levantadas no questionário; por último foi feito sistematização das respostas coletadas. A pesquisa apontou como um dos resultados que a internet é o principal instrumento que as/os interlocutores têm utilizado para se informar e/ou opinar sobre questões que envolvem desigualdade de gênero e feminismo, Wajcman (2006) chama esse processo de tecnofeminismo e Haraway (2000) chama-o de ciberfeminismo, assim, se faz necessário a mobilização em larga escala das/os jovens por meio das redes sociais, evidenciando o potencial do tecnofeminismo e ciberfeminismo como novas ferramentas na busca por poder e reconhecimento, na promoção e valorização das agendas feministas. Um segundo elemento que essa pesquisa aponta é que apesar de as/os jovens se fazerem presentes nos debates sobre gênero, há pouca compreensão sobre a questão. Um terceiro ponto que a pesquisa problematiza é que a escola e a família têm colaborado de maneira tímida nessa discussão sobre gênero com os/as jovens.__ ABSTRACT: This research took into consideration the theme of gender as the main axis. The point of the research is to understand that young people born in Maranhão know about gender equality. We seek understanding: a) whether young people are present in discussions about the feminist movement; b) to identify the instruments through which they access this discussion. To achieve results, a systematization of academic production on gender, in particular on feminism, was first carried out. Afterwards, a questionnaire with a quantitative and exploratory methodology was applied to analyze the responses, with some questions of identification from the interviewees to high school students aged between 14 and 20 years old in two public schools in the southwest of Maranhão. In a third stage, interviews were carried on with students selected in the questionnaire stage. The purpose of the interviews was to delve deeper into some of the questions raised in the questionnaire; Finally, the collected responses were systematized. The research pointed out as one of the results that the internet is the main instrument that interlocutors have used to obtain information and/or give their opinion on issues involving gender inequality and feminism, Wajcman (2006) calls this process technofeminism and Haraway ( 2000) calls it cyberfeminism, thus, it is necessary to mobilize young people on a large scale through social networks, highlighting the potential of technofeminism and cyberfeminism as new tools in the search for power and recognition, in the promotion and valorization of feminist agendas. A second element that this research highlights is that despite young people being present in debates about gender, there is little understanding of the issue. A third point that the research problematizes is that the school and family. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ciberfeminismo; | pt_BR |
dc.subject | desigualdade de gênero; | pt_BR |
dc.subject | feminismo; | pt_BR |
dc.subject | quarta onda; | pt_BR |
dc.subject | tecnofeminismo; | pt_BR |
dc.subject | cyberfeminism; | pt_BR |
dc.subject | gender Inequality; | pt_BR |
dc.subject | feminism; | pt_BR |
dc.subject | fourth wave; | pt_BR |
dc.subject | tecnofeminism. | pt_BR |
dc.title | Há uma 4◦ onda do feminismo? mulheres e homens jovens e as desigualdades entre os gêneros no Sudoeste do Maranhão. | pt_BR |
dc.title.alternative | Is there a 4th wave of feminism? Young women and men and gender inequalities in Southwest Maranhão. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wires_Costa_da_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 439,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.