Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9276
Título: A vulnerabilidade socioeconômica e as relações familiares na realidade dos socioeducandos do Brasil: uma análise à luz do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)
Título(s) alternativo(s): Socioeconomic vulnerability and family relationships in the reality of Brazilian socio-educators: an analysis in light of the National Socio-Educational Assistance System (SINASE)
Autor(es): ARAÚJO, Adriely Cristina Silva de
Palavras-chave: vulnerabilidade socioeconômica;
relações familiares;
SINASE;
ato infracional;
políticas públicas.
socioeconomic vulnerability;
family relationships;
SINASE;
Infraction act;
public policies.
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa investiga a relação entre a vulnerabilidade socioeconômica, a dinâmica familiar e os desafios enfrentados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) na reintegração de adolescentes em conflito com a lei no Brasil. O estudo analisa como essas problemáticas são fatores cruciais que contribuem para a prática de atos infracionais e como eles afetam a eficácia do SINASE, estabelecido pela Lei no 12.594/2012.A metodologia utilizada é qualitativa e inclui a revisão bibliográfica de artigos, legislações, relatórios técnicos e estudos de caso. Os resultados revelaram que: (1) 70% dos socioeducandos vivem em situação de pobreza e exclusão social, com altos índices de evasão escolar (9,1 milhões de jovens fora da escola, segundo IBGE/2023); (2) a superlotação nas unidades socioeducativas e a falta de articulação entre políticas públicas perpetuam ciclos de reincidência, chegando a 71% dos casos em algumas regiões; (3) famílias desestruturadas, com histórico de violência doméstica e ausência de vínculos afetivos, dificultam a ressocialização.A conclusão é que o SINASE necessita de reformas estruturais, incluindo a expansão de unidades, a capacitação de profissionais e a integração intersetorial (educação, saúde, assistência social), além de políticas de egresso que assegurem o acesso ao emprego e à educação após o cumprimento da medida socioeducativa. A eficácia do sistema depende do enfrentamento das desigualdades históricas e do fortalecimento das redes comunitárias, alinhando-se aos princípios de dignidade humana e proteção integral previstos no ECA.
Descrição: ABSTRACT This research investigates the relationship between socioeconomic vulnerability, family dynamics, and the challenges faced by the National Socio-Educational Care System (SINASE) in the reintegration of adolescents in conflict with the law in Brazil. The study analyzes how these issues are crucial factors that contribute to the commission of infractions and how they affect the effectiveness of SINASE, established by Law No. 12,594/2012. The methodology used is qualitative and includes a literature review of articles, legislation, technical reports, and case studies. The results revealed that: (1) 70% of socio-educational students live in poverty and social exclusion, with high rates of school dropout (9.1 million young people out of school, according to IBGE/2023); (2) overcrowding in socio-educational units and the lack of coordination between public policies perpetuate cycles of recidivism, reaching 71% of cases in some regions; (3) dysfunctional families, with a history of domestic violence and lack of emotional bonds, hinder resocialization. The conclusion is that SINASE needs structural reforms, including the expansion of units, the training of professionals, and intersectoral integration (education, health, social assistance), in addition to exit policies that ensure access to employment and education after the completion of the socio-educational measure. The effectiveness of the system depends on addressing historical inequalities and strengthening community networks, aligning with the principles of human dignity and comprehensive protection outlined in the ECA.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9276
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrielyCristinaSilvadeAraújo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso590,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.