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dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Keliane Costa da-
dc.date.accessioned2025-05-08T12:39:52Z-
dc.date.available2025-05-08T12:39:52Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9289-
dc.descriptionThis report describes the conceptual and technical discussions that underpinned the creation of the children's science magazine “Turma da Lupinha”, whose main objective is to teach children aged 10 to 13 to consume information in a critical and conscious manner. Available in print and online, the magazine adopts a playful bias and positions itself as an essential tool in the fight against fake news, providing young readers with knowledge and strategies to identify dubious content and act as advocates for responsible information. The magazine is structured into five thematic sections, each represented by a character from the Lupinha group, which makes the content more dynamic and accessible to children. The sections address areas frequently impacted by fake news: Information (with the character Aunt Ju), Science (Luiz), Education (Maria), Politics (Beto) and Communication (Glória). With 36 pages, the magazine was designed for the format of a printed periodical, with dimensions of 21 cm wide by 29.7 cm high, and was designed using the vector graphics software Adobe Illustrator and InDesign. The production methodology adopted was qualitative, structured around two main axes: exploratory and practical. During the development of the project, a shortage of specific materials on the subject was observed, which reinforces the relevance of "Turma da Lupinha" as a pioneering initiative in the Journalism course at the Federal University of Maranhão.pt_BR
dc.description.abstractEste relatório descreve as discussões conceituais e técnicas que fundamentaram a criação da revista científica infantil “Turma da Lupinha”, cujo principal objetivo é ensinar crianças de 10 a 13 anos a consumir informação de maneira crítica e consciente. Disponível em formato impresso e online, a revista adota um viés lúdico e se posiciona como uma ferramenta essencial no combate às fake news, proporcionando aos pequenos leitores conhecimentos e estratégias para identificar conteúdos duvidosos e agir como defensores da informação responsável. A revista é estruturada em cinco editorias temáticas, cada uma representada por um personagem da turma da Lupinha, o que torna o conteúdo mais dinâmico e acessível ao público infantil. As editorias abordam áreas frequentemente impactadas por fake news: Informação (com a personagem Tia Ju), Ciência (Luiz), Educação (Maria), Política (Beto) e Comunicação (Glória). Com 36 páginas, a revista foi projetada para o formato de um periódico impresso, com dimensões de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura, e foi diagramada utilizando os softwares gráficos vetoriais Adobe Illustrator e InDesign. A metodologia de produção adotada foi qualitativa, estruturada em dois eixos principais: exploratório e prático. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a escassez de materiais específicos sobre o tema, o que reforça a relevância da "Turma da Lupinha" como uma iniciativa pioneira no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLetramento Midiático;pt_BR
dc.subjectRevista Infantil;pt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectMedia Literacy;pt_BR
dc.subjectChildren's Magazine;pt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.titleRELATÓRIO TÉCNICO DA REVISTA CIENTÍFICA INFANTIL: TURMA DA LUPINHApt_BR
dc.title.alternativeTECHNICAL REPORT OF THE SCIENTIFIC MAGAZINE CHILDREN: TURMA DA LUPINHApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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