Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9300
Título: | Análise de ilustrações científicas em livros didáticos de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of scientific illustrations in biology textbooks |
Autor(es): | SOUZA, Krys de Oliveira |
Palavras-chave: | biologia; ilustração científica; livro didático. biology; scientific illustration; textbook. |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A arte, desde suas formas consideradas primitivas, desempenhou papel vital na história humana, evoluindo para a ilustração científica, que combina arte e ciência. Ela simplifica características visuais para facilitar a identificação, sendo crucial no ensino de Biologia, especialmente em salas de aula carentes de recursos. Desse modo, o trabalho possui como objetivo geral: analisar as ilustrações científicas presentes em uma coleção de três livros didáticos de Biologia (2018), destinada ao ensino médio, tendo em visto a sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. E como específicos: Identificar as imagens com e sem valor didático presentes nos livros analisados; analisar as imagens com valor didático de acordo com os princípios de coerência, sinalização e contiguidades espacial; discutir a relevância das ilustrações científicas para o aprendizado em Biologia. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, análise das ilustrações nos livros selecionados, com interpretação dos resultados, destaque dos pontos fortes e fracos das ilustrações em termos de precisão científica. Nessa perspectiva, as ilustrações dos livros didáticos foram analisadas se constituíam imagens com ou sem valor didático; com relação às categorias: decorativas, representacionais, organizacionais e explicativas; e ainda quanto aos princípios de coerência, sinalização e contiguidade espacial. Portanto, este trabalho busca promover o reconhecimento dessa importante área, uma vez que as ilustrações científicas constituem ferramentas educacionais relevantes enquanto representações visuais que visam favorecer o aprendizado dos estudantes. Os achados ressaltam a necessidade de um planejamento mais criterioso na seleção e organização das imagens nos livros didáticos, garantindo que esses recursos visuais sejam efetivamente didáticos e contribuam para o ensino de Biologia. |
Descrição: | ABSTRACT Art, in its forms considered primitive, has played a vital role in human history, evolving into scientific illustration, which combines art and science. It simplifies visual characteristics to facilitate identification, being crucial in the teaching of Biology, especially in classrooms lacking resources. Thus, the general objective of this work is to analyze the scientific illustrations present in a collection of Biology textbooks aimed at high school education, considering their relevance to student learning. The specific objectives are: to identify the images with and without didactic value present in the analyzed books; to analyze the images with didactic value according to the principles of coherence, signaling, and spatial contiguity; and to discuss the relevance of scientific illustrations for learning in Biology. The methodology involved a literature review, analysis of the illustrations in the selected books, with interpretation of the results, highlighting the strengths and weaknesses of the illustrations in terms of scientific accuracy. From this perspective, the textbook illustrations were analyzed to determine whether they constituted images with or without didactic value, in relation to the categories: decorative, representational, organizational, and explanatory; and also according to the principles of coherence, signaling, and spatial contiguity. Therefore, this work seeks to promote the recognition of this important area, as scientific illustrations constitute relevant educational tools as visual representations aimed at facilitating student learning. The findings highlight the need for more careful planning in the selection and organization of images in textbooks, ensuring that these visual resources are truly didactic and contribute to the teaching of Biology. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9300 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KRYSDEOLIVEIRASOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 847,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.