Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9306
Título: Kahoot como proposta de jogo didático para o ensino do sistema reprodutor humano: estratégia lúdica e suas dificuldades para o processo de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Kahoot as a proposal for a didactic game for teaching the human reproductive system: a playful strategy and its difficulties for the learning process
Autor(es): SANTOS, Flávio Gibran Arnaud Vidinho
Palavras-chave: Kahoot;
ensino;
biologia;
sistema reprodutor humano.
Kahoot, Teaching;
Biology;
human reproductive system.
Data do documento: 13-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Para que o ensino de Biologia seja explorado na construção do conhecimento dos alunos, é fundamental que ele promova o desenvolvimento da capacidade crítica, autonomia e compreensão do contexto social, além da habilidade de resolver problemas. Assim, a utilização de jogos, estratégia lúdica, proporciona um aprimoramento dos educandos para sua aprendizagem, os motivando, cada vez mais, para a ciência. Nesse contexto, o uso do Kahoot, plataforma online gratuita que permite criar jogos interativos e personalizados para usar em sala de aula, configura uma ótima estratégia para abordar temas variados de Biologia, proporcionando mais engajamento de forma lúdica, especialmente em temas complexos como o sistema reprodutor humano. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a adoção de um jogo na prática de ensino sobre sistema reprodutivo humano e a educação sexual frente às dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando a plataforma Kahoot! como estratégia lúdica sendo antecedido por uso de um questionário para análise de conhecimento prévio e posteriormente com uso de questionário para a análise do impacto o aprendizado dos alunos. Com os resultados obtidos com os pré e pós-questionários foi possível constatar os alunos entrevistados apresentaram melhora na aprendizagem com base no número de acertos após a execução de todo planejamento de aula prática com o uso do Kahoot. No entanto, a pesquisa também destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar para o tema, que deve ser explorada em diversas disciplinas, considerando as resistências e o desconforto dos alunos. Embora o Kahoot! se mostre uma ferramenta promissora, o estudo aponta que a formação docente ainda necessita de aprimoramento para superar os desafios do ensino, especialmente em contextos com falta de recursos e necessidade de adaptação do conteúdo, visando a igualdade de oportunidades educacionais e a inclusão de tópicos como a educação sexual.
Descrição: ABSTRACT In order for Biology teaching to be explored in the construction of student knowledge, it is essential that it promotes the development of critical thinking, autonomy, and understanding of the social context, in addition to the ability to solve problems. Thus, the use of games, a playful strategy, provides an improvement in students' learning, motivating them, more and more, towards science. In this context, the use of Kahoot, a free online platform that allows creating interactive and personalized games to use in the classroom, is a great strategy to approach various Biology topics, providing more engagement in a playful way, especially in complex topics such as the human reproductive system. Therefore, the objective of this work was to analyze the adoption of a game in the teaching practice on the human reproductive system and sex education in the face of learning difficulties of elementary school students. The research has a qualitative approach, using the Kahoot! platform as a playful strategy, preceded by the use of a questionnaire to analyze prior knowledge and subsequently with the use of a questionnaire to analyze the impact on student learning. With the results obtained from the pre and post-questionnaires, it was possible to verify that the interviewed students showed improvement in learning based on the number of correct answers after the execution of the entire practical lesson plan using Kahoot. However, the research also highlights the importance of an interdisciplinary approach to the topic, which should be explored in various disciplines, considering students' resistance and discomfort. Although Kahoot! proves to be a promising tool, the study points out that teacher training still needs improvement to overcome teaching challenges, especially in contexts with lack of resources and the need to adapt content, aiming at equal educational opportunities and the inclusion of topics such as sex education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9306
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIOGIBRANARNAUDVIDINHOSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.