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dc.contributor.authorBEZERRA, Hanne Gabrielle Cartagenes-
dc.date.accessioned2025-05-22T17:17:53Z-
dc.date.available2025-05-22T17:17:53Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9307-
dc.descriptionAbstract: Teachers' workload is often underestimated, focusing only on classroom time, while unpaid extracurricular activities can lead to burnout and health problems. With the implementation of the New High School in 2022, working hours have practically doubled due to the complexity of the curriculum, without proper professional preparation. This qualitative research, conducted in a public school in São Luís - MA, analyzed the relationship between excessive working hours and the impacts on teachers' health, through face-to-face interviews, following the content analysis methodology. The results show that the New High School brought challenges related to infrastructure, lack of training and increased workload, directly affecting teachers' well-being. Despite the difficulties, the teachers surveyed are aware of the changes and point out the need for greater institutional support. Therefore, it is essential to adopt policies that prioritize teacher freciation, aiming to improve both the quality of teaching and the health of these professionals.pt_BR
dc.description.abstractResumo A carga de trabalho dos professores frequentemente é subestimada, focando apenas no tempo em sala de aula, enquanto atividades extraclasses, não remuneradas, podem gerar desgaste e problemas de saúde. Com a implementação do Novo Ensino Médio, em 2022, as jornadas de trabalho praticamente dobraram devido à complexidade curricular, sem o devido preparo profissional. Esta pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública de São Luís - MA, analisou a relação entre a jornada excessiva e os impactos na saúde dos docentes, por meio de entrevistas presenciais, seguindo a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o Novo Ensino Médio trouxe desafios ligados à infraestrutura, à falta de capacitação e ao aumento da carga horária, afetando diretamente o bem-estar dos professores. Apesar das dificuldades, os docentes pesquisados se mostram conscientes das mudanças e apontam a necessidade de maior suporte institucional. Assim, é imprescindível a adoção de políticas que priorizem a valorização docente, visando melhorar tanto a qualidade do ensino quanto a saúde desses profissionais.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcarga de trabalho;pt_BR
dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
dc.subjectsaúde do professor;pt_BR
dc.subjectambiente escolar.pt_BR
dc.subjectworkload;pt_BR
dc.subjectsecondary education;pt_BR
dc.subjectteacher health;pt_BR
dc.subjectschool environment.pt_BR
dc.titleProblemas de saúde e sobrecarga de trabalho docente: uma investigação com professores de Ciências Naturais de uma escola pública de São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeHealth problems and teacher work overload: an investigation with Natural Sciences teachers from a public school in São Luís - MApt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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