Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, João Matheus Coutinho Leite-
dc.date.accessioned2025-05-22T17:23:10Z-
dc.date.available2025-05-22T17:23:10Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9308-
dc.descriptionABSTRACT YouTube is one of the most accessed video platforms among young people and teenagers, providing exposure to various types of information. Considering the impact of pseudoscience and fake news on science education, this study analyzes the discursive production of the debate "Evolutionism X Creationism" on the Inteligência Ltda. channel and its educational implications. The research adopts a qualitative approach through discourse analysis, identifying the modes of discursive operation and statements that deviate from scientific principles. Excerpts from the live stream "Debate: Evolutionism X Creationism" were analyzed, as its discussions align with skills present in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The results indicate the presence of the three modes of discourse operation: authoritarian, polemical, and playful. Misconceptions regarding scientific knowledge were identified, particularly in the arguments presented by creationist speakers, who had a greater share of speaking time in the video. Thus, it is essential to question the prolonged exposure to such ideas and reinforce the role of the scientific method in science education. As a mitigating strategy, podcasts can be used to produce episodes that clarify misinformation and fill gaps left by previous debates. Moreover, when proposing this type of resource as a didactic strategy in science education, it is crucial for teachers to carefully evaluate its content and implement necessary interventions to critically engage with the disseminated information, fostering students critical thinking and citizenship development.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O YouTube é uma das plataformas de vídeos mais acessadas por jovens e adolescentes, proporcionando contato com diversos tipos de informação. Considerando o impacto das pseudociências e das fake news no ensino de Ciências, este estudo analisa a produção discursiva do debate "Evolucionismo X Criacionismo" no canal Inteligência Ltda. e suas implicações educacionais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa pela análise do discurso, identificando os modos de funcionamento discursivo e falas destoantes da Ciência. Foram analisados trechos da live "Debate: Evolucionismo X Criacionismo", cujas discussões se aproximam de habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam a presença dos três modos de funcionamento do discurso: autoritário, polêmico e lúdico. Foram identificadas ideias equivocadas, no que concerne aos conhecimentos científicos, tratadas pelos interlocutores criacionistas, os quais tiveram maior tempo de fala no vídeo. Assim, é essencial questionar a exposição prolongada dessas ideias e reforçar o papel do método científico no ensino de Ciências. Como estratégia mitigadora, podcasts podem produzir episódios que esclareçam informações equivocadas e preencham lacunas deixadas por debates anteriores. Ademais, ao propor esse tipo de recurso como estratégia didática no ensino de Ciências, é fundamental que os professores avaliem com cuidado o seu teor e realizem as intervenções necessárias para a problematização dos conteúdos disseminados, para formação crítica e cidadã dos estudantes.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectconhecimento científico;pt_BR
dc.subjectdivulgação científica;pt_BR
dc.subjectrecurso audiovisual;pt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectevolução.pt_BR
dc.subjectscientific knowledge;pt_BR
dc.subjectscience communication;pt_BR
dc.subjectaudiovisual resource;pt_BR
dc.subjectscience education;pt_BR
dc.subjectevolution.pt_BR
dc.titleO debate evolucionismo x criacionismo disseminado em vídeo do youtube e possíveis implicações ao ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe evolutionism vs. creationism debate disseminated in a YouTube video and possible implications for science teachingpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOMATHEUSCOUTINHOLEITESOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso630,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.