Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9309
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dc.contributor.authorSOUSA, Jordano Varela Moreira de-
dc.date.accessioned2025-05-22T17:26:58Z-
dc.date.available2025-05-22T17:26:58Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9309-
dc.descriptionABSTRACT Considering that environmental education (EE) at the basic education level is fundamental for the development of future citizens who are aware of the resources and problems of the environment, the use of playful methodologies in this teaching practice becomes a motivating and enjoyable strategy. In this context, this research aimed to analyze different academic productions that addressed the development of games with environmental themes in their corpus, playful aspects and EE trends were the focus of this investigation. A qualitative methodology of bibliographic nature was used. The search for data was carried out through the Capes and Google Scholar platforms, using the keywords “game”, “playful”, “basic education” and “environmental education”. To guide the research results, a profile of the selected works was drawn up, indicating the title, qualis, journals, authors and year of each publication. The state of origin of each production, broader keywords, type of game (analog or digital) and target audience (level of education) were also highlighted. Based on the analysis of the literature, a search was conducted in the selected articles to highlight the playful attributes and the currents of environmental education contemplated in each of them. Thus, the results revealed an acceptable approach to the playful attributes in the works in general; a limited approach to the currents of (EE) focusing on the more traditional approaches, in addition to a greater concentration of productions originating from the state of São Paulo. Exposing the need to expand research in this area throughout Brazil and to incorporate currents of EE that are not very present in the educational curriculum of Brazilian schools.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Considerando que a educação ambiental (EA), a nível de ensino básico, é fundamental para o desenvolvimento de futuros cidadãos sensibilizados com os recursos e problemáticas do meio ambiente, a utilização de metodologias lúdicas no âmbito desta prática de ensino se torna uma estratégia motivadora e agradável. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar diferentes produções acadêmicas que abordaram o desenvolvimento de jogos com a temática ambiental no seu corpus, aspectos lúdicos e as correntes da EA foram o foco dessa investigação. Utilizou- se a metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico. A busca dos dados deu-se através das plataformas Capes e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “jogo”, “lúdico”, “ensino básico” e “educação ambiental”. Para nortear os resultados da pesquisa foi traçado um perfil dos trabalhos selecionados apontando o título, qualis, revistas, autores e ano de cada publicação, também foi frisado o estado de origem de cada produção, palavras-chave mais abrangentes, tipo de jogo (analógico ou digital) e público – alvo (nível de ensino). A partir da análise da literatura foi feita uma busca nos artigos selecionados para se destacar os atributos lúdicos e as correntes da educação ambiental contemplados em cada um deles. Assim, os resultados revelaram aceitável abordagem dos atributos lúdicos nos trabalhos em geral; uma abordagem limitada das correntes da (EA) se concentrando nas abordagens mais tradicionais, além de uma concentração maior de produções originárias do estado de São Paulo. Expondo a necessidade de se ampliar pesquisas nesta área por todo o território brasileiro e de se incorporar correntes da EA pouco presentes no currículo educacional das escolas brasileiras.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação ambiental;pt_BR
dc.subjectjogo;pt_BR
dc.subjectlúdico;pt_BR
dc.subjectensino básico.pt_BR
dc.subjectenvironmental education;pt_BR
dc.subjectgame;pt_BR
dc.subjectplayful;pt_BR
dc.subjectbasic education.pt_BR
dc.titleO jogo como ferramenta metodológica no âmbito da educação ambiental: uma análise de produções acadêmicas nacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe game as a methodological tool in the context of environmental education: an analysis of national academic productionspt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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