Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/931
Título: | FORMAÇÃO DOCENTE: DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA/MA |
Autor(es): | Sousa, Sarah Hapuque Ferreira de |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Ação Docente Formação Continuada Biology Teaching Teaching Activities Continuing Education |
Data do documento: | 6-Ago-2016 |
Resumo: | A questão formação de professores está cada vez mais se destacando nos espaços escolares. Diante disto, este trabalho propôs-se a investigar a formação e atuação dos professores do ensino de biologia da educação básica nas escolas públicas da rede estadual do ensino médio em Chapadinha/Maranhão. Para a coleta de dados, foram levantadas informações por meio de visitas nas escolas, aplicação de questionários semiabertos e entrevistas. Treze professores participaram da pesquisa e os resultados indicaram que a maioria dos docentes de biologia (9) tem formação específica na área. Os professores relatam a necessidade de melhoria nas estratégias didáticas utilizadas. A quantidade, a disponibilidade dos recursos oferecidos nas escolas e a falta de laboratórios de ciências foram apontados pela maioria dos docentes como fatores que dificultam o ensino de biologia. Nove professores entrevistados relataram a participação recente no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio o qual apresentou uma influência positiva para a capacitação profissional destes professores. Nesse sentido, a prática pedagógica é fortemente influenciada pelos saberes docentes, experiência de vida, história profissional, as relações com os alunos e demais atores da comunidade escolar e as expectativas de melhoria na qualidade do ensino e valorização do professor perpassam por políticas de formação e melhorias nas suas condições de trabalho. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Biológicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/931 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SarahHapuque.pdf | 324,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.