Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9310
Título: | Potencialidades das animações em Stop motion como recurso didático para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Potential of stop motion animations as a teaching resource for biology teaching |
Autor(es): | TEIXEIRA, Kelly Rafaela Barros |
Palavras-chave: | stop motion; tecnologia; Ensino de Biologia. stop motion; technology; Biology teaching. |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O uso da tecnologia no ensino tem se expandido consideravelmente, trazendo novas possibilidades para aprimorar a aprendizagem e participação dos alunos. Por essa razão, faz-se relevante um processo de ensino-aprendizagem que dialogue com o cenário contemporâneo tecnológico, bem como estimule a formação voltada para o uso destas tecnologias. Por esses motivos, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as potencialidades do stop motion no Ensino de Biologia no contexto de uma escola pública de Ensino Médio em São Luís – MA. A pesquisa possui natureza qualitativa e abordagem de estudo de caso, que se direcionou a: fomentar o desenvolvimento de animações digitais para o aprimoramento do Ensino de Biologia, por meio de uma oficina; averiguar as potencialidades dos recursos produzidos pelos estudantes para o Ensino de Biologia e verificar as visões dos estudantes pesquisados a respeito da técnica de stop motion e de sua utilização para o aprendizado científico e tecnológico no âmbito da disciplina de Biologia. A construção das animações digitais que foi sobre a Ecologia de populações dos mosquitos dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles, e aplicação dos questionários, serviram para análises posteriores das potencialidades do stop motion no Ensino de Biologia. Os dados obtidos das animações foram analisados baseadas pelo uso de categorias a priori, afim de analisar os critérios científicos e visuais dos materiais produzidos; os dados dos questionários, por sua vez, mostraram um panorama geral das potencialidades e limitações do stop motion para docentes e estudantes. Os resultados das análises das animações revelaram que os alunos possuem proximidade com os gêneros das espécies e retrataram nos vídeos, os hábitos dos mosquitos, utilizando informações oriundas de sites, aos quais julgaram ser mais acessíveis. A experiência geral da oficina e a atividade do stop motion foi avaliada de forma positiva pela maioria dos alunos, que a consideraram divertida e produtiva, apesar dos desafios como sincronização dos elementos e edição. As habilidades desenvolvidas foram a criatividade e trabalho em equipe, mas a técnica apresentou limitações como falta de tempo, dificuldade de execução e necessidade de recursos. Ao aplicar essa atividade em sala de aula, é preciso uma gestão de tempo, recursos e suporte técnico/pedagógico adequando aos estudantes, além da formação continuada dos docentes para o uso dessa e de outros recursos audiovisuais. |
Descrição: | ABSTRACT The use of technology in teaching has expanded considerably, bringing new possibilities to improve student learning and participation. For this reason, a teaching-learning process that engages with the contemporary technological scenario is relevant, as well as encouraging training focused on the use of these technologies. For these reasons, the general objective of this research was to analyze the potential of stop motion in Biology Teaching in the context of a public high school in São Luís - MA. The research is qualitative in nature and uses a case study approach, which aimed to: encourage the development of digital animations to improve Biology Teaching, through a workshop; investigate the potential of resources produced by students for Biology Teaching; and verify the views of the students surveyed regarding the stop motion technique and its use for scientific and technological learning within the scope of the Biology discipline. The creation of digital animations on the ecology of mosquito populations of the genera Aedes, Culex and Anopheles, and the application of questionnaires, served for subsequent analyses of the potential of stop motion in Biology Teaching. The data obtained from the animations were analyzed based on the use of a priori categories, in order to analyze the scientific and visual criteria of the materials produced; the data from the questionnaires, in turn, showed a general overview of the potential and limitations of stop motion for teachers and students. The results of the analysis of the animations revealed that the students are familiar with the genera of the species and portrayed the habits of the mosquitoes in the videos, using information from websites, which they considered to be more accessible. The overall experience of the workshop and the stop motion activity was evaluated positively by most students, who considered it fun and productive, despite the challenges such as synchronization of the elements and editing. The skills developed were creativity and teamwork, but the technique presented limitations such as lack of time, difficulty in execution and need for resources. When implementing this activity in the classroom, it is necessary to manage time, resources and provide technical/pedagogical support appropriate to the students, in addition to ongoing training for teachers in the use of this and other audiovisual resources. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9310 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KELLYRAFAELABARROSTEIXEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.